Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NF4G
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosilene Siray Bicalhopt_BR
dc.creatorLidiane Martinho Tarabalpt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:48:50Z-
dc.date.available2019-08-13T21:48:50Z-
dc.date.issued2014-12-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NF4G-
dc.description.abstractFrom the new school, which proposes a model in which the student has freedom of expression, and which methodology is guided in an educational action of social andcultural order. Environmental education, understood as a dimension given to the content and practice of education oriented to solve the special problems of the environment, through an interdisciplinary approach and an active and responsibleparticipation of each individual and collective (DIAS, 2001) . The study to show thedevelopment stage of education by research that is problem solving, and to analyzehow is the development of students' conceptions of the 9th grade of elementary school about the awareness of their role in relation to its entering and remaining in the environment in which they live. In this context the troubleshooting demandthinking in solving strategies, steps hierarchy, handle the unexpected, persistence and discipline. This proposal must be based on the student, and the teacher will bethe mediator. Through this work, we concluded that students increasedenvironmental vision that is around them, better understanding that they are part ofa whole and that their problems become common to the environment and the people who are in this environment; that most of the students who solved theirproblems, received the backing and support of the people responsible for them,making necessary the participation of family members so that these adolescentsprogress in solving their problems. And that from the problem-solving methodologycan introduce environmental education in experiences of students taking them to an investigation that should is based on the student, and the teaching that must be accompanied by actions.pt_BR
dc.description.resumoCom base num modelo de escola que propõe que o estudante tenha liberdade de expressão, e cuja metodologia esteja pautada numa ação educativa de ordem social e cultural, esse estudo propõe o desenvolvimento de uma metodologia para trabalhar uma das etapas do ensino por investigação que é a resolução de problemas tendo como objetivo analisar a capacidade dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de detectar e resolver problemas do seu cotidiano. A consciência de seu papel em relação a sua inserção e permanência no ambiente em que vive será fundamental no momento de visualizar e categorizar a importância de uma determinada situação como problema. Neste contexto a resolução de problemas demanda pensar em estratégias de resolução, hierarquização de etapas, capacidade de lidar com o inesperado, persistência e disciplina. Os estudantes foram convidados a pensar em alguma situação que, para eles, seria um problema, o mais próximo do seu cotidiano, e desenvolver estratégias para a sua resolução. Essa proposta foi fundamentada no aluno, e o professor foi o mediador. Os resultados mostraram que os estudantes são capazes de desenvolver estratégias capazes de resolver os problemas, no entanto a participação e o aconselhamento dos familiares foram altamente significativos. Os dados sugerem que, quanto mais cedo for possível propiciar aos estudantes a oportunidade de discutir sobre os acontecimentos do seu cotidiano e selecionar aqueles que, para eles, são considerados problemas, mais esses estudantes desenvolverão habilidades para resolvê-los mesmo que se aumente o grau de complexidade. Essa capacidade poderá ser um importante instrumento para a implementação e o sucesso do ensino por investigação, que permitirá, cada vez mais o avanço desse estudante como um cidadão.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleA resolução de problemas: uma estratégia metodológica para o ensino por investigação no nível fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_final_230215_pdf.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.