Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NFAQ
Type: Tese de Doutorado
Title: A construção de uma abordagem teórico-metodológica para o estudo da argumentação em Educação em Ciências
Authors: Ana Paula Souto Silva
First Advisor: Danusa Munford
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo avaliar as potencialidades de uma abordagem metodológica alternativa para o estudo da argumentação em salas de aula de Ciências, baseada na Pragma-dialética. Pretende-se também analisar em que aspectos essa abordagem pode integrar elementos da Etnografia em Educação. Para contextualizar e fundamentar esse problema de pesquisa foi apresentada uma revisão não exaustiva da literatura, que evidenciou a importância da linguagem e da argumentação para os processos de ensino-aprendizagem em Ciências. Explicitou-se também a necessidade de mais estudos descritivos e de utilização de outras teorias do campo da argumentação para a análise das interações discursivas argumentativas em salas de aula de Ciências. Para construir essa abordagem metodológica alternativa, foi realizada uma profunda seleção e adaptação da teoria Pragma-dialética, buscando integrá-la a elementos da Etnografia em Educação. Nesse sentido, apresentamos as contribuições da Etnografia em Educação e caracterizamos a teoria Pragma-dialética, considerando essas adaptações. Além disso, como essa teoria não é uma amplamente utilizada no campo da Educação em Ciências, exemplificamos seu potencial de uso através da caracterização e análise exploratória dos dados empíricos relacionados às duas salas de aula de Ciências: EJA e 8º ano. Esses exemplos foram utilizados como evidências para sustentar uma reflexão, em construção, sobre: i) em que aspectos essa abordagem metodológica possibilita a caracterização da argumentação em diferentes salas de aula de Ciências; ii) em que aspectos essa abordagem metodológica possibilita a integração entre elementos da Pragma-dialética e elementos da Etnografia em Educação; iii) em que aspectos essa abordagem metodológica possibilita o diálogo com o campo de pesquisa em Educação em Ciências. Nossos resultados indicam que essa abordagem metodológica alternativa agrega novos aspectos à caracterização do discurso em sala de aula de Ciências. Nesse sentido, essa abordagem torna visíveis: i) as formas como as pessoas em uma sala de aula de Ciências discordam e que aspectos desses desacordos são recorrentes; ii) o que as pessoas em uma sala de aula de Ciências precisam saber e prever para participar de eventos de desacordos; iii) quais recursos são utilizados para a resolução de desacordos e como, ao longo da história da turma, os recursos foram sendo construídos; iv) a diversidade de formas de se discordar em cada uma das turmas; e v) como as pessoas aprendem Ciências ao participarem de eventos de desacordos. Apesar de esses resultados serem coerentes com vários elementos da Etnografia em Educação, deparamo-nos com alguns desafios, como por exemplo, até que ponto essa abordagem metodológica possibilita adotarmos uma perspectiva êmica? Esses resultados também sinalizaram em que aspectos as pesquisas, que utilizarem essa abordagem, podem contribuir em discussões mais amplas do campo da Educação em Ciências, como, por exemplo, a definição de argumento e argumentação, a qual estabelece diálogos com pesquisas sobre sense maker e com pesquisas sobre questões. Na presente pesquisa, apresentamos alguns possíveis caminhos de discussão que precisam ser estudados com maior profundidade em pesquisas futuras.
Abstract: The goal of this research is to evaluate the potential of an alternative methodological approach to the study of argumentation in science classrooms, based on the Pragma-dialectics. We also intend to examine in what ways this approach can integrate elements of Ethnography in Education. To contextualize and to explain this research problem we present a non-exhaustive literature review, which shows the importance of language and argument for teaching and learning processes in science. We also address the need for more descriptive studies, and the use of other theories form the Argumentation Theory field for analyzing argumentative discursive interactions in science classrooms. To build this alternative methodological approach, a deep selection and adaptation of Pragma-dialectical theory was conducted, aiming to integrate Ethnography in Education elements. In this sense, we present contributions of Ethnography in Education and characterized the Pragma-dialectical theory, considering these adaptations. Moreover, as this theory is not widely used in the field of Science Education, we exemplify their potential through characterization and exploratory analysis of empirical data related to two science classrooms: Adult Education and 8th grade. These examples were used as evidence to support a reflection about: i) in what ways this methodological approach allows the characterization of argumentation in different class rooms of science; ii) in what ways this methodological approach enables integration between Pragma-dialectical elements and elements of Ethnography in Education; iii) in what ways this methodological approach enables dialogue with the search field in Science Education. Our results indicate that this alternative methodological approach can contribute with new insights to the characterization of discourse in science classroom. In this sense, this approach makes visible: i) the ways in which people in a science classroom disagree and what aspects of these disagreements are recurring; ii) what people in a science classroom need to know and to provide to participate in disagreement events; iii) what resources are used for solving disagreements and how, throughout the history of the class, resources were being constructed; iv) the diversity of ways to disagree in each class; v) how people learn science by participating disagreements events. Although these results are consistent with several elements of Ethnography in Education, we face some challenges. For instance, the extent to which this methodological approach enables the research to adopt an emic perspective. These results also signaled that this approach may contribute to discussions in the field of Science Education, for example, the definition of argument and reasoning, which establishes dialogue with research on "sense making". In this research, we present some possible discussion of paths that need to be studied in greater depth in future research.
Subject: Raciocínio
Educação
Lógica
Professores Formação
Ciencia Estudo e ensino
Ciencia Dialetica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NFAQ
Issue Date: 23-Feb-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_anapaulateles.pdf5.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.