Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NFHV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Nilma Soares da Silvapt_BR
dc.creatorSimone Aparecida dos Santos Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T20:13:57Z-
dc.date.available2019-08-10T20:13:57Z-
dc.date.issued2013-07-06pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NFHV-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe investigar os indícios tecnológicos, sociais e ambientais na avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das propostas que guia essa monografia é a identificação de como é tratado o assunto Química Ambiental nas questões do Enem com ênfase na abordagem em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Outro ponto é refletir sobre a preparação dos alunos para a avaliação do Enem. O exame tem como objetivos avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e selecionar estudantes para ingresso em diversas universidades. Foi abordada Química Ambiental e realizada uma análise critica das questões do Enem de 2009, 2010 e 2011 selecionando aquelas que abordavam CTSA. Aplicou-se o questionário do primeiro momento, com as questões selecionadas, para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foi orientado aos estudantes que preparassem e apresentassem um seminário sobre os temas relevantes com condução e debates em sala de aula e logo após submeteu-se os estudantes a um segundo questionário, a fim de comparar os resultados com o do primeiro momento. Para um terceiro momento foi apresentado um vídeo com o título Defendendo os Rios da Amazônia e proposto um questionário aberto. Ainda realizou-se uma leitura de todas as questões selecionadas a fim de identificar a existência total ou parcial das habilidades exigidas na avaliação e analisaram-se os resultados dos questionários, nos 1º, 2º e 3º momentos, de forma a reconhecer quais as habilidades exigidas dos alunos em cada da questão. Através dos questionários aplicados foi reconhecido, nas questões do Enem selecionadas, um enfoque que nos possibilitou compreender no período analisado, especificamente na área de Química, como esta avaliação se aproxima a perspectiva curricular em CTSA. Os resultados desta monografia apontou que o trabalho favoreceu a melhoria de habilidades por parte dos alunos o que poderia ser aplicado em outras séries e de forma interdisciplinar. Espera-se que, este trabalho seja um início de mudanças de posturas de outros colegas professores de ciências.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectHabilidadespt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subject.otherCiências (Ensino fundamental) Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA química com abordagem CTSA no Exame Nacional do Ensino Médiopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_simone___final_enci_julho_2013_reformulada.pdf553.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.