Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NH5T
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dc.contributor.advisor1Monica Yumi Jinzenjipt_BR
dc.contributor.referee1Ana Cristina Pereira Lagept_BR
dc.contributor.referee2Luciano Mendes de Faria Filhopt_BR
dc.contributor.referee3Ana Maria de Oliveira Galvaopt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo José Pereira Maiapt_BR
dc.contributor.referee5Isabel Cristina Alves da Silva Fradept_BR
dc.creatorRaquel Menezes Pachecopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:17:40Z-
dc.date.available2019-08-13T21:17:40Z-
dc.date.issued2014-08-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NH5T-
dc.description.abstractThis Master's thesis has been developed through dialogue about research fields of the education history and the books and reading history. It was intended to identify the presence of some printed material in classes focused on the elementary education in the province of Minas Gerais between the years 1827 and 1854. This period is defined by the Law of October 15, 1827, first imperial law that had education as an object, and Regulation n. January 28, 1854, that would reorganize the public education in Minas Gerais. In addition, it was intended to analyze the representations construction about these materials by teachers, delegates from literary circles, provincial presidents and other subjects related to the media and to the political, literary and philanthropic societies, which became created in the period. What were the printed materials that designed / printed or not for schools, came into the hands of teachers and some of them, in the hands of students? How was the print related to the content that should be taught and to the teaching methods in the legislation? Which subjects and locations constituted what we call "printed circuit"? What are the possible reasons for the choice of some printed materials over others? It was attempted to answer these questions by crossing various manuscript and printed sources, such as legislation of the period, correspondence related to the province of Minas Gerais presidency, provincial presidency ordinances to the delegates of literary circles and journal articles from the O Universal (Ouro Preto, 1825-1842) and Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Publica (Ouro Preto, 1832-1834). As a conceptual support, were elected, fundamentally, Roger Chartier and Robert Darnton. Practices that indicate the importance assumed by the print materials in the schooling process in the province of Minas Gerais, in the second quarter of the nineteenth century, were identified. They have become fundamental elements that facilitated, or not, the ownership of teaching methods; led teaching certain content; were involved in a complex dynamic covering trade practices. Despite remaining gaps in this research, it is believed that it has contributed to the expansion of knowledge about the use of printed materials in the schooling process in the first half of the nineteenth century, in the province of Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado se desenvolveu na interlocução os campos de pesquisa da história da educação e a história do livro e da leitura. Buscamos identificar a presença de alguns impressos nas aulas voltadas para a educação elementar, na província de Minas Gerais entre os anos de 1827 e 1854. O período é delimitado pela Lei de 15 de outubro de 1827, primeira lei imperial que tinha a educação como objeto, e Regulamento n. 28 de janeiro de 1854, que reorganizaria a instrução pública em Minas Gerais. Procuramos também, analisar as construções de representações em torno desses materiais por professores, delegados de círculos literários, presidentes de província e outros sujeitos ligados à imprensa e às sociedades políticas, literárias e filantrópicas, que passaram a ser criadas no período. Quais eram os impressos que, pensados/impressos ou não para as escolas, chegavam às mãos de professores e, alguns deles, nas mãos dos alunos? Como esses impressos se relacionavam com os conteúdos que deveriam ser ensinados e com os métodos de ensino previstos na legislação? Quais os sujeitos e os locais constituíam o que podemos chamar de circuito do impresso? Quais as possíveis razões para a escolha de alguns impressos em detrimento de outros? Tentamos responder a essas questões por meio do cruzamento de diversas fontes manuscritas e impressas, como por exemplo, legislação do período, correspondências ligadas à presidência da província de Minas Gerais, portarias da presidência de província aos delegados de círculos literários e artigos dos periódicos O Universal (Ouro Preto, 1825-1842) e Jornal da Sociedade Promotora da Instrucção Publica (Ouro Preto, 1832-1834). Como suporte conceitual, elegemos, fundamentalmente, Roger Chartier e Robert Darnton. Identificamos práticas que indicam a importância que os impressos assumiram no processo de escolarização na província de Minas Gerais, no segundo quartel do século XIX. Eles se tornaram elementos fundamentais que facilitaram, ou não, a apropriação de métodos de ensino; conduziram o ensino de determinados conteúdos; estiveram envolvidos em uma complexa dinâmica envolvendo práticas comerciais. Apesar das lacunas ainda existentes na pesquisa, acreditamos ter contribuído para a ampliação do conhecimento acerca da utilização de impressos no processo de escolarização, na primeira metade do século XIX, na província de Minas Gerais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectImpressospt_BR
dc.subjectSéculo XIXpt_BR
dc.subject.otherLivros História Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEducação Historia Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherEscolas publicas História Minas Geraispt_BR
dc.titleIndispensáveis Exemplares: a importância dos impressos na instrução pública (Minas Gerais, 1827 1854)pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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