Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHWH
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Práticas de escrita em um contexto de formação continuada: um estudo etnográfico do curso de especialização linguagem e tecnologia
Autor(es): Raquel Aparecida Soares Reis Franco
primer Tutor: Maria Lucia Castanheira
primer miembro del tribunal : Gilcinei Teodoro Carvalho
Segundo miembro del tribunal: Elizabeth Guzzo de Almeida
Tercer miembro del tribunal: Raquel Salek Fiad
Cuarto miembro del tribunal: Maria de Fatima Cardoso Gomes
Quinto miembro del tribunal: Brian Vicent Street
Resumen: Ao longo das últimas décadas, houve um aumento significativo de pesquisas que tratam das práticas de escrita na Educação Básica. Contudo, pouco foi investigado no contexto brasileiro, quanto ao campo dos letramentos acadêmicos (MARINHO, 2010a; OLIVEIRA, 2011; PASQUOTTE-VIEIRA, 2014). Considerando esse cenário, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar e compreender os significados das práticas de escrita do curso de pósgraduação lato sensu em nível de especialização denominado Linguagem de Tecnologia (LINTEC) de uma instituição de Ensino Superior da região metropolitana de Belo Horizonte no estado de Minas Gerais. Tomei como referencial teórico os pressupostos apontados pelos Novos Estudos do Letramento (NEL) (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA e STREET, 1998), uma vez que esse grupo concebe o letramento como prática social. Sob o viés da perspectiva etnográfica (HEATH, 1982; STREET, 2003; CASTANHEIRA, 2004; GREEN; DIXON; ZAHARLIC, 2002), acompanhei durante um ano e meio o curso de pós-graduação lato sensu, adotando os seguintes procedimentos metodológicos: registros em vídeo, notas de campo, observação participante, análise do espaço institucional e entrevistas com os alunos e professores do referido curso. Holisticamente, primeiramente, apresentei, de modo geral, a organização das aulas e as práticas de escrita ocorridas nas aulas presencias e virtuais do curso LINTEC, buscando traçar a natureza intertextual de como os alunos se engajavam na produção escrita na turma pesquisada. A partir disso, selecionei dois casos expressivos (MITCHELL, 1984) que foram descritos, analisados e interpretados (WOLCOTT, 1994). Pude perceber pelos resultados deste trabalho que os significados da escrita para os participantes constituem o que foi denominado de modelo autônomo de letramento (STREET, 1984), evidenciando, assim, a natureza tensa e conflituosa nas interações mediadas pela escrita nesse curso de especialização. Além disso, demonstrei a necessidade de se refletir, tomando como referência o modelo ideológico de letramento (STREET, 1984), sobre as concepções de letramento que orientam os cursos de formação continuada.
Abstract: Over the past decades, there has been a significant increase in research dealing with writing practices in Basic Education. However, little has been investigated in the Brazilian context in the field of academic literacies (MARINHO, 2010a; OLIVEIRA, 2011; PASQUOTTE-VIEIRA, 2014). Considering this context, this study aimed to analyze and understand the meanings of writing practices in the post-graduation course Language and Technology, LINTEC, offered by an institution of higher education in the metropolitan area of Belo Horizonte, Minas Gerais. I consider the assumptions of the New Literacy Studies (NLS) group (LILLIS; SCOTT, 2007; LEA; STREET, 1998), since this group conceives literacy as a social practice. Using the principles of the ethnographic perspective (HEATH, 1982; STREET, 2003 CASTANHEIRA, 2004; GREEN; DIXON; ZAHARLIC, 2002), I followed for one year and a half the course LINTEC, adopting these following methodological procedures: video recordings, field notes, participant observation, analysis of the institutional space and interviews with students and teachers of the course. From a holistic perspective, first of all, presented the organization of classes and writing practices that have occurred in face to face classroom and in the online classroom. I sought to draw the intertextual nature of how students were engaged in the written production in the research group. Then I selected two significant cases (MITCHELL, 1984) which were described, analyzed and interpreted (Wolcott, 1994). The result of the study showed that the meanings of writing, for the participants, constitute what Street (1984) calls the autonomous model of literacy. It also highlighted the tense and confrontational nature of the interactions mediated by writing in the post-graduation course. Beyond that, I demonstrated the need to reflect, taking as a reference the ideological model of literacy (STREET, 1984) about that literacy concepts that guide the continuing education courses.
Asunto: Formação profissional
Letramento
Redação acadêmica
Escrita
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHWH
Fecha del documento: 31-ago-2015
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_raquel_franco___versa_o_final.pdf6.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.