Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHXS
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Iza Rodrigues da Luzpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Isabel de Oliveira e Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Maria Cristina Soares de Gouveapt_BR
dc.contributor.referee3Amarilis Coelho Coragempt_BR
dc.contributor.referee4Maria Fernanda Rezende Nunespt_BR
dc.creatorMarcia Darquia Nogueira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:50:16Z-
dc.date.available2019-08-11T10:50:16Z-
dc.date.issued2015-08-21pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NHXS-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes conceptions and practices in Visual Arts held by teachers in a Municipal Early Education Unit - UMEI in the city of Belo Horizonte, MG. Visual Arts practices were analyzed based on conceptions, perceptions and evaluations revealed by teachers in relation to the proposals carried out in daily routine at the institution. The contextualization of Early Education field and the analysis of the theoretical debate regarding the relation between Visual Arts and education contributed to conceptualization of Early Education as childs right and the first stage of basic education; and to define Visual Arts as a fundamental component of the curriculum, to be included in institutions educational proposals. As methodology to understand the role of Visual Arts in early education, we reviewed literature about both fields and analyzed official national and municipal documents ruling early education. In order to understand teachers practices, participant observation in daily UMEI routines and carried out semi-structured interviews with seven women and one man, teaching at the institution. As a result of our research, three conceptions of Visual Arts were found among the teachers: Visual Arts as free expression of feelings; Visual Arts as human capacity to represent and symbolize, associated with visual images, artists and their works; and Visual Arts as a support and tool for other school activities. Furthermore, we observed that there is a kind of distance between conceptions and practices. In the interviews, the conception of Visual Arts as a support and tool for other activities was less mentioned, although in teachers practices, it is always linked to another educational goal. However, in monitoring everyday actions it was found that the teachers from the referred institution strive to study, research and delve into the sense and meaning of the Visual Arts in Early Education.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação analisa as concepções e as práticas em Artes Visuais de professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil - UMEI - da cidade de Belo Horizonte, MG. As práticas em Artes Visuais foram analisadas a partir das concepções, percepções e avaliações reveladas pelas professoras em relação às propostas desenvolvidas no cotidiano da instituição. A contextualização do campo da Educação Infantil e a análise do debate teórico em torno da relação entre Artes Visuais e Educação contribuíram para conceituar a Educação Infantil como direito da criança e primeira etapa da educação básica; e para definir as Artes Visuais como componentes curriculares fundamentais a serem contemplados nas propostas pedagógicas das instituições. Como metodologia para a compreensão do lugar das Artes Visuais na Educação Infantil utilizou-se a revisão da literatura dos dois campos em estudo e a análise de documentos oficiais municipais e nacionais que normatizam a Educação Infantil. Para a compreensão das práticas das professoras em Artes Visuais foram utilizadas, como metodologia, a observação participante no cotidiano da UMEI e a realização de entrevistas semi-estruturadas com sete professoras e um professor da instituição. Como resultado da pesquisa identificamos três campos conceituais de Artes Visuais entre as professoras: Artes Visuais como livre expressão de sentimentos; Artes Visuais como capacidade humana de representar e simbolizar, associadas às imagens visuais, aos artistas e às suas obras; e Artes Visuais como suporte e ferramenta de outras atividades escolares. Além disso, observamos que existe certo distanciamento entre as concepções e as práticas. Nas entrevistas, a concepção de Artes Visuais como suporte e ferramenta a outras atividades é a que menos aparece, mas nas práticas das professoras as Artes Visuais estão quase sempre associadas a outros objetivos pedagógicos. O acompanhamento das ações cotidianas revelou ainda que o grupo de professoras da instituição busca estudar, pesquisar e conhecer com mais profundidade os sentidos e os significados das Artes Visuais na Educação Infantil.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas das Professoraspt_BR
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.titleAs Artes Visuais nas práticas das professoras de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_10_09_2015.pdf4.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.