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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Colaborações entre professores e monitores do Programa Escola Integrada de Belo Horizonte
Authors: Cibelle de Souza Braga
First Advisor: Adriana Maria Cancella Duarte
First Referee: Lucia Helena Alvarez Leite
Second Referee: Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves
Abstract: Esta dissertação teve como objetivo geral analisar as relações estabelecidas entre o trabalho desenvolvido pelos docentes da escola regular e pelos profissionais que atuam no Programa Escola Integrada (PEI) da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O Programa iniciou-se em 2006 em sete escolas municipais, como experiência-piloto, e hoje faz parte da política educacional da capital mineira, sendo obrigatório em todas as escolas de Ensino Fundamental dessa Rede. Na investigação, buscou-se verificar: 1) como os professores e profissionais do PEI interagem, articulam e colaboram entre si para a realização de atividades em conjunto? 2) quais tensões, problemas e dificuldades ocorrem ao longo da instauração do movimento de colaboração no trabalho? Para atender a essas questões foi realizado um estudo qualitativo, sendo selecionadas três escolas municipais para a pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados foram a pesquisa documental, a observação e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os docentes, os profissionais do PEI, as diretoras das escolas e os coordenadores do Programa. Os dados coletados (acervo documental, notas de campo, transcrição das entrevistas) foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. O referencial foi construído com base no estudo das políticas de Educação Integral (cenário nacional e internacional); os novos processos de divisão de trabalho na escola; os procedimentos de colaboração entre os docentes e os novos profissionais da escola. Vários autores foram mobilizados para este estudo, destacando-se: Coelho (1997), Cavaliere (2002), Maurício (2009), Moll (2011), Hargreaves (1998), Fullan e Hargreaves (2001), Lessard e Tardif (2005), Le Vasseur e Tardif (2009), Fanfani (2010) e Borges (2010). Esta dissertação é o produto de um estudo interpretativo e explicativo, cujos resultados apontaram para as dificuldades organizacionais das escolas da Rede tendo em vista os seguintes aspectos: a concretização de um trabalho conjunto entre os profissionais, considerando principalmente os dois turnos de realização da escola regular e os horários do Programa nos contraturnos escolares; a falta de regulamentação de horários comuns para o encontro dos sujeitos da pesquisa; as diferenças de formação, contrato, salário e jornada de trabalho. Obteve-se também como resultado a existência de uma colaboração confortável entre docentes e profissionais do PEI, baseada em uma aproximação espontânea entre esses sujeitos para a realização de atividades pontuais de natureza mais imediata.
Abstract: This study had as a main goal to analyze the relation between the work developed by educators from regular schools and professionals who work in Programa Escola Integrada (PEI) Integrated School Programme in the Municipal Educational System of Belo Horizonte. The programme started in 2006 in seven municipal schools, as a pilot experience, and is currently part of the educational policy of Belo Horizonte it is now compulsory in all elementary schools within this system. The investigation aimed to check: 1) how educators and professionals from PEI interact, articulate and collaborate with each other so as to elaborate activities together? 2) which tensions, problems and difficulties occurred throughout the starting of the collaboration at work movement? In order to answer such questions a qualitative study took place. Three municipal schools were selected for field research. The tools for data collection were documental research, observation and semi-structured interview. The subjects who participated in this study were teachers, professionals from PEI, school principals and the programme coordinators. The data collected (documental archive, field notes, interview transcriptions) were analyzed through the technique content analyzis. The reference was constructed based on the study of Integral Education policies (national and international scenario); the new processes of work division at school; the collaboration procedures between educators and new professionals in the school. Several authors were used in this study, such as: Coelho (1997), Cavaliere (2002), Maurício (2009), Moll (2011), Hargreaves (1998), Fullan and Hargreaves (2001), Lessard and Tardif (2005), Le Vasseur and Tardif (2009), Fanfani (2010) and Borges (2010). This dissertation is the product of an interpretive and explanatory study, whose results have pointed to the organizational difficulties in the Educational System schools, bearing in mind the following aspects: the concretization of groupwork among the professionals, mainly considering the two shifts of activity in regular schools and the programme shifts in times before or after school regular shifts; the lack of common time regulation among the subjects who participated in the study; the differences of education, contract, salary and working hours. The establishment of a comfortable collaboration between teachers and professionals from PEI was also noted as a result of the study; such collaboration was based on a spontaneous approximation between those groups for the execution of punctual activities of more immediate nature.
Subject: Escolas publicas Belo Horizonte
Educação
Educação e estado
Escolas de tempo integral Belo Horizonte (MG)
Professores Participação na administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3NJJ4
Issue Date: 31-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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