Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3PNH7
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Erika Lourencopt_BR
dc.contributor.referee1Mitsuko Aparecida Makino Antunespt_BR
dc.contributor.referee2Regina Helena de Freitas Campospt_BR
dc.creatorDeolinda Armani Turcipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T16:32:53Z-
dc.date.available2019-08-10T16:32:53Z-
dc.date.issued2014-12-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3PNH7-
dc.description.abstractThe objective of this research was to perform a historiographical study of the psychological knowledge that circulated in Ouro Preto Normal School in the period stretching from 1890 to 1930. The schools were Brazilian Standard teacher training space since the mid-nineteenth century and the School Normal Ouro Preto in Minas Gerais was the first school of teacher education in the state. For the work we use the theoretical framework of the history of psychology and historiography and as a method used document analysis, by reading specific literature of the field and location procedures, recovery, selection, arrangement and analysis of primary sources. The consulted documents such as evidence of the students of the materials programs, mining educational legislation and Periodicals Journal of Teaching and Official Journal Minas Gerais, took center stage in the current analysis. The results showed that from the 1880s, in Ouro Preto Normal School, with the modification and expansion of its curriculum the psychological knowledge were present in the field endorsing the training of new teachers. Throughout the twentieth century until 1930, psychology was becoming more and more significant place in teacher training and education in Minas Gerais. We believe that the results obtained from the research contribute to the understanding of the history of psychology in Minas Gerais and in particular in Brazil in general.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo historiográfico sobre os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto, no período que se estende de 1890 a 1930. As Escolas Normais brasileiras eram espaço de formação de professores desde meados do século XIX e a Escola Normal de Ouro Preto em Minas Gerais foi a primeira escola de formação docente do estado. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e da historiografia e como método utilizamos a análise documental, mediante leitura de bibliografia específica do campo e dos procedimentos de localização, recuperação, seleção, ordenação e análise das fontes primárias. Os documentos consultados tais como as provas dos alunos, programas das matérias, a legislação educacional mineira e os periódicos Revista do Ensino e Jornal oficial Minas Gerais, tomaram lugar central nas análises empreendidas. Os resultados mostraram que a partir da década de 1880, na Escola Normal de Ouro Preto, com a modificação e ampliação de seu currículo os saberes psicológicos estavam presentes nas matérias respaldando a formação de novos docentes. Ao longo do século XX até 1930, a psicologia foi tomando espaço cada vez mais significativo na formação de professores e na educação em Minas Gerais. Entendemos que os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a compreensão da história da psicologia em Minas Gerais em especial e no Brasil em geral.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEscola Normal de Ouro Pretopt_BR
dc.subjectSaberes psicológicospt_BR
dc.subject.otherEscolas normais Minas Geraispt_BR
dc.subject.otherPsicologia Históriapt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.titleOs saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_fafich_completa__1_.pdf7.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.