Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A44HTV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Matilde Meire Miranda Cadetept_BR
dc.contributor.referee1Maria Rizoneide Negreiros de Araujopt_BR
dc.creatorLaura do Vale Resendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T21:55:35Z-
dc.date.available2019-08-14T21:55:35Z-
dc.date.issued2015-04-11pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A44HTV-
dc.description.abstractThis work is the result of professional experience in a city called Conselheiro Lafaiete and it describes the steps of the implementation of the School Health Program (PSE) in the that city. Interest in the subject has arisen due to the lack of planning and implementing the PSE, since he was once agreed, but inoperative. The importance of implementing such program is also justified by the social gain, as it emphasizes the creation of citizens aware of their rights and duties, and also reinforces the face health problems affecting the development of students. This study aimed to elaborate an intervention project for implemente the School Health Program in the city of Conselheiro Lafaiete. A narrative review of the literature was performed in the Virtual Health Library and in the Ministry of Health and Education Programs on the health of the studentes, the School Health Program and the importance of intersectionality. So it was possible to draw up an action plan based on the Situational Strategic Planning, composed of ten steps, where the paths that must be traversed to reach the goal of this work were pointed out. After all these considerations, we found that such a proposal is feasible and that will bring big gains to the city.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é fruto da experiência profissional no município de Conselheiro Lafaiete e descreve os passos para a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE) no município. O interesse pelo tema surgiu devido à falta de planejamento e operacionalização do PSE, uma vez que ele encontrava-se pactuado, porém inoperante. A importância da implementação de tal programa também se justifica pelo ganho social que o mesmo trará, uma vez que enfatiza a criação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, e, além disso, reforça o enfrentamento dos problemas de saúde que afetam o desenvolvimento dos educandos. Assim, este trabalho objetivou elaborar um Projeto de Intervenção para a implantação do Programa Saúde na Escola no Município de Conselheiro Lafaiete. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, na Biblioteca Virtual em Saúde e nos Programas do Ministério da Saúde e da Educação sobre a saúde do escolar, o Programa Saúde na Escola e a importância da intersetorialidade. Logo, foi possível elaborar um plano de intervenção baseado no Planejamento Estratégico Situacional, composto de dez passos, onde foram apontados os caminhos que devem ser percorridos para o alcance do objetivo deste trabalho. Após todas estas considerações, identificamos que tal proposta é viável e que trará grandes ganhos ao município.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherSaúde da famíliapt_BR
dc.titleImplantação do Programa Saúde na Escola no município de Conselheiro Lafaietept_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_laura_do_vale_resende.pdf433.84 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.