Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CF73
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Cuidar: relações sociais, práticas e sentidos no contexto da Educação Infantil
Autor(es): Erica Dumont Pena
Primeiro Orientador: Isabel de Oliveira e Silva
Primeiro membro da banca : Magali dos Reis
Segundo membro da banca: Nilson Berenchtein Netto
Terceiro membro da banca: Iza Rodrigues da Luz
Quarto membro da banca: Juarez Tarcisio Dayrell
Resumo: O objeto deste trabalho são as relações de cuidado com as(os) bebês, analisadas no contexto do berçário de uma Unidade Municipal de Educação Infantil. O cuidado é entendido como sendo uma relação social cujo objeto é o bem-estar do outro. Esta relação foi analisada no presente estudo na perspectiva macrossocial, de modo a compreender os entrecruzamentos entre cuidado, classe, gênero, raça e etnia, bem como na perspectiva microssocial, com vistas a captar as técnicas do corpo, os sentidos e significados que constituem as práticas de cuidado das professoras com as(os) bebês no berçário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir da observação no contexto do berçário, da análise de documentos e da realização de entrevistas semiestruturadas. O primeiro capítulo contém uma análise do cuidado como sendo um objeto de disputas na Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma incursão no campo das ciências sociais e da saúde, os quais se entrecruzam com a Educação Infantil, de modo a aprofundar nas discussões sobre o cuidado. Este capítulo também traz a construção do objeto desta pesquisa e as perspectivas que nortearam as reflexões sobre o cuidado. O terceiro capítulo refere-se às análises das relações sociais de cuidado, das técnicas, dos significados e sentidos que constituem as relações de cuidado no berçário onde se fez a pesquisa. No quarto capítulo apresentam-se os três tipos de cuidado que se desenvolvem no berçário: cuidado do outro, ensino do cuidado de si e ensino do cuidado com o outro, compreendidos como sendo componentes de uma das esferas do reconhecimento humano, a que constitui o cerne de toda a ética humana. O estudo revela a centralidade do cuidado e educação no contexto do berçário, o qual, por sua vez, pode contribuir para pensar uma pedagogia preocupada com a formação de seres humanos que lutem para que sejam reconhecidas as suas expressões máximas de humanidade. Assim, no decorrer desta luta, poderiam competir menos e cuidar mais uns dos outros.
Abstract: The object of this work are de care relations with the babies, examined as part of a Municipal Unit of Childhood Education. Care is understood as a social relation whose object is the welfare of the other. This relationship was analyzed in the present study on a macro social perspective in order to understand the intersections between care, class, gender, race and ethnicity, as well as micro social perspective, in order to capture the techniques of the body and the meanings that constitute the care practices of the teachers with the babies in the nursery. This is a qualitative research, developed from a observation in the context of the nursery, analysis of documents and semi-structured interviews. The first chapter contains an analysis of care as a dispute object in the context of early childhood education. The second chapter made a foray into the field of social sciences and health, which are interwoven with early childhood education, so as to deepen the discussions about care. This chapter also covers the construction of the object of this research and the perspectives that guided the reflections on care. The third chapter refers to the analysis of social relations of care, techniques of the body, meanings and senses that constitute the care relationships in the nursery where did the research. In the fourth chapter presents the three types of care that develop in the nursery: caring for others, teaching care for yourself and teaching care education for the others, understood as components of one of the spheres of human recognition, which is the core of all human ethics. The study reveals the centrality of care and education in nursery context, which, in turn, can contribute to a pedagogy interested in the formation of human beings who struggle to be recognized their ultimate expressions of humanity. Thus in the course of this struggle, could compete less and take more care of each other.
Assunto: Educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CF73
Data do documento: 4-Mai-2015
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