Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CFCX
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação de jovens leitores em bibliotecas públicas: aspectos sociais e subjetivos de práticas e escolhas de leituras literárias
Autor(es): Daniela Chaves Correa de Figueiredo
primer Tutor: Miria Gomes de Oliveira
primer miembro del tribunal : Josiley Francisco de Souza
Segundo miembro del tribunal: Sara Mourao Monteiro
Tercer miembro del tribunal: Nilma Goncalves Lacerda
Resumen: Atualmente, é comum ouvirmos, em diversos contextos da nossa sociedade, o discurso da não-leitura da juventude. Entretanto, a partir de experiências de formação leitora em bibliotecas públicas, notamos a presença de jovens, seja pegando livros emprestados ou participando de encontros de leitura nesses espaços. Portanto, baseado em estudos sobre letramento literário, e de acordo com a concepção de leitor que, pertencendo a diferentes comunidades leitoras, na interação dialógica com os textos, produz e negocia sentidos, este estudo busca compreender aspectos subjetivos e socioculturais das práticas e escolhas de leituras literárias de jovens-leitores de quatro bibliotecas públicas municipais de Belo Horizonte, discutindo limites e contribuições na formação leitora desses sujeitos. Para tanto, entrevistamos 27 jovens leitores de literatura que frequentam essas instituições, observamos as atividades de leitura promovidas, o cotidiano dessas bibliotecas e analisamos as suas programações culturais. Foi possível constatar que: a) a família é a principal instância de incentivo à leitura literária no cotidiano desses leitores; b) a perspectiva dialógica contribui para o engajamento nas práticas leitoras; c) a identificação com narrativas e suas personagens favorece a aproximação com os textos literários; d) as escolhas textuais subjetivas colaboram para o exercício sociocultural dessa prática; e e) as bibliotecas públicas são espaços de encontro que aproximam os jovens dos livros, promovendo a sua formação leitora.
Abstract: It is not unusual to hear nowadays in various contexts of our society that youth does not read. However, in readers formation experiments in public libraries, we note the presence of young people borrowing books or participating in book clubs. Therefore, based on researches on literary literacy, and according to the concept of readers that, belonging to different reading communities, produce and negotiate meanings in a dialogic interaction with texts, this study seeks to understand subjective and socio-cultural aspects of young readers practices and choices of literary readings in four municipal public libraries in Belo Horizonte, discussing limits and contributions of this context in their formation as readers. In order to do that, we have interviewed 27 young readers of literature who attend these institutions, observed the reading activities promoted there, the daily lives of these libraries and analyzed their cultural activities programs. As a result it was possible to state that: a) the family is the main forum to encourage literary reading; b) the dialogical perspective contributes to the engagement in reading practices; c) identification with narrative and its characters favors the approach to literary texts; d) the subjective textual choices collaborate to the socio-cultural exercise of this practice; e) public libraries are meeting places that bring young people close to books, promoting their education as readers.
Asunto: Bibliotecas públicas Belo Horizonte (MG)
Interesses na leitura
Educação
Livros e leitura
Juventude Aspectos sociais
Literatura
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CFCX
Fecha del documento: 6-jul-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
vfinal_31_07_15_p_s_defesa.pdf1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.