Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LHN8
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Mediações semióticas em práticas sociais de escrita de crianças em processo de alfabetização
Autor(es): Luciana Prazeres Silva
Primeiro Orientador: Maria de Fatima Cardoso Gomes
Primeiro membro da banca : Maria Ines Mafra Goulart
Segundo membro da banca: Hercules Toledo Correa
Terceiro membro da banca: Maria da Conceicao F Reis Fonseca
Quarto membro da banca: Maria Zelia Versiani Machado
Quinto membro da banca: Carlos Henrique de Souza Gerken
Resumo: Que mediações ocorreram e que papéis exerceram no processo de instrução da linguagem escrita? Esta pergunta esteve no centro de nossas investigações. Isto porque pensamos que o aprendizado tem início antes da entrada da criança na escola, mas que a instrução escolar pode exercer uma significativa interferência nesse processo. Tais premissas encontram sua base na abordagem Histórico-cultural das teorias do desenvolvimento humano de Levi S. Vigotski (1934/1993, 1931/1995), nos estudos sobre a cultura escrita, alfabetização e letramento (SOARES, 1998; CASTANHEIRA, 2007; STREET, 1984; ROJO, 2010; SMOLKA, 1993/2000), em estudos recentes sobre a sala de aula como cultura (GOMES; MONTEIRO, 2005; GOMES; DIAS; SILVA, 2008; GOMES et al. 2011; CASTANHEIRA, 2004). Para desenvolver as descrições, análises e interpretações sobre as mediações semióticas e seu papel no desenvolvimento da linguagem escrita, analisamos os vídeos das aulas de Língua Portuguesa durante os anos de 2006, 2007 e 2008 de uma escola pública federal de Belo Horizonte, além dos cadernos de campo e artefatos produzidos na sala de aula. O material utilizado no presente estudo é parte do Banco de Dados da pesquisa Incluindo diferentes alunos nas salas de aula de alfabetização de crianças e adultos: semelhanças e diferenças, coordenada pela professora Maria de Fátima Cardoso Gomes. Analisamos as práticas de escrita na sala de aula de alfabetização onde fui professora. Os pressupostos mencionados permitiram analisar as particularidades da sala de aula, as interações entre seus atores e as relações da sala com o contexto mais amplo constituído pela escola. Além disso, permitiu-nos assumir uma postura dialética diante das possibilidades de construção de uma cultura singular e de processos de instrução coletivos e particulares. Notamos que as práticas de escrita foram produzidas por alunos e professora para se apropriarem da linguagem escrita, em situações de interação no interior da sala de aula e com pessoas de seu convívio próximo. As interações entre as crianças e dessas com a professora apontaram para a importância da construção de sentidos e significados das atividades de aprender a escrever e de uso dessa linguagem como instrumento para se comunicar, sentir e pensar sobre si mesmos e sobre o mundo em que vivem. As atividades elaboradas pela professora e o modo de utilização deste material viabilizaram interações entre as crianças, e a construção de mediações semióticas e de oportunidades de instrução e desenvolvimento da linguagem escrita para todos os alunos. A instrução da linguagem escrita pelas crianças passou por processos longos, constituídos de momentos de avanços e retrocessos. As concepções de escrita, de instrução da escrita, por parte da professora, podem ter sido um dos fatores da existência de mediações semióticas diversificadas entre as crianças e, portanto, um aprendizado da escrita significativo, construído no coletivo deste grupo de crianças e, de modo particular, por cada um dos membros desta sala de aula. Consideramos que as significações para o uso e função da linguagem escrita, construídas nesta sala de aula como mediações semióticas, mais do que a intervenção da professora ou de outros colegas. Pois, sem a produção de sentidos para o que se aprende, não haveria desenvolvimento mental e cultural das crianças em relação a manipular, provar e usar a linguagem escrita.
Abstract: Which mediations have occurred and what role have they played in the process of teaching written language? This is the central question of our investigation. Although we think this learning process initiates before a child starting to attend school, school teaching can exert a significant interference upon the process. These two premises have their basis on the Historical-cultural approach of the human development by Levi S. Vigotski (1934/1993, 1931/1995), as well as on the studies about written culture and literacy (SOARES, 1998; CASTANHEIRA, 2007; STREET, 1984; ROJO, 2010; SMOLKA, 1993/2000), and recent studies about classrooms as cultural environments (GOMES & MONTEIRO, 2005; GOMES, DIAS & SILVA, 2008; GOMES, FONSECA, DIAS & VARGAS, 2011; CASTANHEIRA, 2004). In order to develop descriptions, analysis and interpretations about semiotic mediations and their role on the development of written language, we analyzed video records of classes taught in the years of 2006, 2007 and 2008 at a Federal Public school of Belo Horizonte. We also analyzed field notes and artifacts created in the classroom. The material used at the present work is part of the database used for the Including different students at adult and children literacy classrooms: similarities and differences a research coordinated by Prof. Maria de Fátima Cardoso Gomes. We have analyzed as well the writing practices at the literacy classroom I taught. The aforementioned presuppositions have allowed us to analyze the peculiarities of the classroom, the interactions between its actors and the relations between the classroom and the bigger context represented by the school. Such presuppositions have also allowed us to assume a dialectic posture while facing the possibilities of building a unique culture for both collective and singular processes of teaching. We have noticed that the writing practices were brought forth by students and teachers in order to adapt themselves to written language in situations of interaction both inside the classrooms, and with people of their familiarity. The interaction among children and that between the children and their teacher pointed to the importance of building sense and meaning to activities such as learning and writing and using written language as a tool to communicate, feel and think about oneself and about the world one lives in. The activities elaborated by the teacher and their usage allowed the interaction among children, the building of semiotic mediations and the opportunity of every student to learn and develop written language. Regarding children, the learning of written language has evolved through long processes that represented moments of both improvement and regression. The ideas of written language, teaching and learning harbored by the teacher might have been one of the factors determining the existence of diversified semiotic mediations among children. Therefore, a meaningful writing learning process was built together by the group of children as well as it was individually built by the peculiarity of each member of the classroom. We consider the meaning of the uses and the functions of the written language as semiotic mediations, more than the intervention of the teacher or that of their peers. So, without creating meaning to what is being learnt, there could be no mental or cultural development for the children, regarding manipulating, proving and using written language.
Assunto: Escrita Estudo e ensino
Escrita Aspectos sociais
Educação
Alfabetização
Ambiente de sala de aula
Linguagem e educação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LHN8
Data do documento: 30-Jul-2015
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mediacoes_semioticas_praticas_escrita_criancas_alfabetizacao.pdf2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.