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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação para o trabalho em cursos superiores de tecnologia: uma análise a partir da perspectiva da ontologia do ser social marxiana
Autor(es): Luciana Amaral Praxedes
primer Tutor: Hormindo Pereira de Souza Junior
primer miembro del tribunal : Antonio Julio de Menezes Neto
Segundo miembro del tribunal: João Bosco Laudares
Resumen: Esta dissertação buscou analisar o conteúdo e a essência do processo de formação em quatro cursos superiores de tecnologia vinculados à área industrial e ofertados pelo Instituto de Tecnologia UNA Unatec em Belo Horizonte (MG). Os cursos pesquisados Gestão da Produção Industrial, Automação Industrial, Mecatrônica Industrial e Manutenção Industrial caracterizam-se por atrair profissionais que, em sua maioria, já atuam na área industrial e que buscam, com a formação específica proposta por tais cursos, ascensão hierárquica e novas oportunidades onde executam suas atividades de trabalho. A partir de entrevistas efetuadas com alunos, professores, coordenadores e com a Diretoria da Unatec, foi possível verificar como as categorias trabalho, educação, emancipação humana e transformação social se efetivam nos processos formativos e são vivenciadas em cada uma dessas realidades discente, docente e gestora. O acompanhamento de algumas aulas e as 23 entrevistas realizadas viabilizaram a identificação do perfil do aluno que busca a titulação de tecnólogo e de suas expectativas em relação à formação oferecida pela unidade educacional e à sua atuação profissional. Como referencial teórico, partiu-se da ontologia do ser social de perspectiva marxiana, examinando posteriormente como o trabalho e sua centralidade ontológica se posicionam diante da crise do capital. A prerrogativa emancipadora de uma educação omnilateral foi identificada considerando-se a relação indissociável entre trabalho e educação. Por fim, foi feito um levantamento sobre o histórico dos cursos superiores de tecnologia no Brasil, sua recente expansão e as atuais políticas para a educação profissional e tecnológica.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the content and essence of the process of formation developed in four higher education courses of technology related to the industrial area and offered by the Institute of Technology of UNA Unatec in Belo Horizonte. These four courses Industrial Production Management, Industrial Automation, Industrial Mechatronics, and Industrial Maintenance are normally taken mostly by professionals that are already in the industrial area and that are aiming, with the help of the specific formation proposed by these courses, for a better job position and new opportunities where they can perform their work activities. Based on interviews with students, professors, coordinators, and the board of directors of Unatec, it was possible to verify how the categories of work, education, and social transformation become effective in the formation processes and are experienced in each of these realities student, educator, and management. The 23 interviews, and the observation of some of the classes, enabled the identification of the profile of the students that seek a technologist academic degree, and their expectations for the training offered by the institute, as well as their professional performance. The theoretical starting point was the ontology of the social being of marxian perspective, examining later how work and its ontological centrality situate themselves against the crisis of capital. The emancipatory prerogative of a omnilateral education was identified considering the inseparable relationship between work and education. Finally, the history of higher education in technology in Brazil, its recent expansion, and the current policies for technological and professional education were researched.
Asunto: Trabalho Aspectos sociais
Educação para o trabalho
Educação
Ensino superior
Ensino profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LHTC
Fecha del documento: 22-ene-2015
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