Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LJ5H
Type: Tese de Doutorado
Title: Letramento político no legislativo: a experiência do programa Estágio-Visita
Authors: Rildo José Cosson Mota
First Advisor: Maria das Gracas Rodrigues Paulino
First Referee: Maria Lucia Castanheira
Second Referee: Carla Viana Coscarelli
Third Referee: Guilherme Wagner Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee4: Raquel Beatriz Junqueira Guimarães
Abstract: Estudo analítico do programa de educação para a democracia Estágio-Visita de Curta Duração, que é promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados, uma das escolas que compõe o sistema de educação legislativa do Brasil. O programa é oferecido mensalmente, em bases anuais, a cinquenta alunos universitários, provenientes de vários estados brasileiros, que, durante uma semana, visitam as instalações do Congresso Nacional, observam sessões legislativas e participam de atividades diversas, como palestras e simulação, sobre a estrutura e o funcionamento do parlamento. O objetivo da análise foi verificar como se efetiva formalmente o letramento político em uma atividade educacional de uma escola do legislativo, uma vez essas atividades procuram atender à função institucional do parlamento de promover e fortalecer a democracia no País. Mais especificamente, buscou-se analisar, a partir da reelaboração do conceito de letramento político e das características da educação para a democracia dadas pela literatura da área, que concepção de formação do cidadão democrático, quais conteúdos e estratégias metodológicas se fazem presente no programa Estágio-Visita de Curta Duração. A seleção desse programa para análise deveu-se a suas características de duração, público e diversidade das atividades as quais permitem que seja lido como um exemplo significativo de uma experiência concreta de letramento político realizada no âmbito do legislativo. A investigação, que adotou uma perspectiva naturalística, orientou-se pela estratégia de pesquisa da avaliação iluminadora, compreendendo entrevistas com organizadores e participantes, questionário e observação da edição de agosto de 2011 do programa. Apesar de não poderem ser generalizados, antes tratados como subsídios para fortalecer e aprimorar, se necessário, ações semelhantes, os resultados revelam que o programa se insere em um horizonte limitado de letramento político, privilegia uma visão formal de democracia, enfatiza o conhecimento tradicional sobre o legislativo e adota uma perspectiva transmissiva de ensino, entre outras características, que fazem do Estágio-Visita um programa essencialmente escolar.
Abstract: This is an analytical study of the program of education for democracy Visit Internship, which is organized by the Center for Qualification, Training and Improvement of the Chamber of Deputies, a school that is part of the legislative education system in Brazil. The program is offered every month, on an annual basis, to fifty college students from several Brazilian states who visit the facilities of the National Congress, watch legislative sessions and participate in various activities such as lectures and simulation concerning the structure and the functioning of the parliament for a week. The purpose of the analysis was to assess how the political literacy formally works in a specific educational activity of a legislative school, since it is considered that this type of activity answer the institutional role of parliament to promote and strengthen democracy in the country. Specifically, from the redrafting of the concept of political literacy and of the characteristics of the education for democracy provided by the literature of the field, we sought to analyze what conception of formation of the democratic citizen and what content and what methodological strategies are present in the Visit Internship program. The selection of this program for analysis was due his characteristics of duration, audience and diversity of the activities that allow it to be read as a significant example of an actual experiment of political literacy held within the Legislative power. The research, which adopted a naturalistic perspective, was guided by the research strategy of illuminative evaluation and by the techniques of interviews with organizers and participants, questionnaire and observation of the August issue 2011 of the program. Although the results cannot be generalized but treated as subsidies to strengthen and improve, if necessary, similar actions, they show that the program comes in a limited horizon of political literacy and focuses on a formal vision of democracy and emphasizes the traditional knowledge of the Legislative power and adopts a teaching transmission perspective, among other features. These features makes the Visit Internship an essentially school program.
Subject: Sociologia política
Democracia Estudo e ensino
Educação
Política e educação
Educação e Estado
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LJ5H
Issue Date: 17-Nov-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_rildo.pdf8.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.