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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Projetos de extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri/Diamantina em escolas de educação básica: ações, concepções e desafios
Autor(es): Maria do Perpetuo Socorro de Lima Costa
primer Tutor: Ines Assuncao de Castro Teixeira
primer Co-tutor: Joao Valdir Alves de Souza
primer miembro del tribunal : Joao Valdir Alves de Souza
Segundo miembro del tribunal: Marcos Vieira Silva
Tercer miembro del tribunal: Celia maria Fernandes Nunes
Cuarto miembro del tribunal: Leoncio Jose Gomes Soares
Quinto miembro del tribunal: Walter Ernesto Ude Marques
Resumen: Este trabalho tem origem em diversas inquietações relativas às relações universidade e sociedade, sendo essa a problemática de fundo na qual a pesquisa se insere, problemática que, por sua vez, envolve aspectos relativos às ações extensionistas na Universidade. O problema que norteou este estudo, refere-se às bases que sustentam os projetos de extensão da UFVJM em escolas de educação básica, indagando acerca dos modos pelos quais neles se apresentam as relações universidade-escola traduzidas entre os atores envolvidos na extensão, na perspectiva dos sujeitos nele envolvidos: de um lado, os professores e público de escolas de educação básica aos quais tais projetos se destinam e, de outro, os professores e estudantes universitários que os implementam nessas escolas. Em outros termos, pergunta-se acerca das potencialidades desses projetos no que concerne à discussão de Freire sobre as práticas de extensão como extensionistas ou como comunicação entre sujeitos e grupos. Essas questões foram pensadas e os projetos de extensão apresentados e discutidos, mediante relatos de seus protagonistas e diálogos com a discussão de Paulo Freire sobre extensão ou comunicação. Quanto ao que estes projetos representam para seus protagonistas na universidade e para os profissionais da escola, essa é uma dimensão de análise que diz respeito aos significados e entendimentos que tais atores possuem ou manifestam sobre os mesmos, como os entendem ou o que pensam a seu respeito. Dito de outro modo: que tipo de relação estudantes e professores da universidade desenvolvem com os profissionais da escola? Até que ponto elas se aproximam de relações dialógicas, de relações extensionistas e/ou até que ponto revelam outras dinâmicas e configurações? Assim, nos remetemos às perspectivas e concepções que os norteiam e às atividades/metodologias mediante as quais as atividades de extensão são realizadas - ou seja, suas dinâmicas, seus recursos, seus objetivos -, bem como à origem desses projetos: partem da demanda da comunidade escolar, de interesse dos envolvidos, de exigências universitárias, ou de outros que sejam? Quais dificuldades e tensões vão se constituindo no desenvolvimento dos projetos de extensão da UFVJM/Diamantina nas escolas? Trata-se de uma pesquisa empírica, com ênfase qualitativa, sendo um estudo de caso de dois projetos. Como instrumento de pesquisa, realizamos um levantamento documental por meio de uma ficha de identificação na PROEXC, a fim de identificar quais são os projetos de extensão desenvolvidos pelos cursos de graduação da UFVJM em escolas de educação básica. Para identificar as concepções dos atores sociais acerca da extensão universitária, realizamos entrevistas semiestruturadas e observação participante, a fim de escutar as vozes desses sujeitos, em relação à interação entre Universidade e Escolas. Para examinarmos essas questões e hipóteses, apresentamos uma discussão acerca da extensão universitária no Vale do Jequitinhonha no âmbito das políticas de extensão nas instituições de ensino superior, entre elas a UFVJM/Diamantina. Elegemos Paulo Freire como referência central para a discussão das dimensões das interações entre universidade e escola e demais questões de estudo, a partir dos fundamentos que apresenta em seu livro Comunicação e Extensão (2011), uma vez que esses contribuem de forma significativa para a compreensão dos modos de interação e como isso interfere expressivamente no pensar e no fazer extensão universitária, e na determinação das intencionalidades da ação de extensão. Paralelamente, outras reflexões constituem esse estudo, quais sejam a trajetória histórica dos Fóruns de Extensão, as diretrizes definidas pelo FORPROEX no Plano Nacional de Extensão Universitária, bem como reflexões acerca da relação entre universidade e sociedade.
Abstract: This proposal stems from several concerns related to the university and society relationship, this being the issue addressed by the research, which, in turn, involves aspects related to extension actions at the University. The problem that orients this study, relates to base that sustain extension projects in basic education schools, inquiring about the ways in which present themselves them university-school relations translated between the actors involved in the extension, and the perspective of the two parties involved: on one end, the professors and staff of the elementary schools for whom these projects are developed and, on the other end, the professors and university students who implement the project in these schools. In other words, it is asked about the potentialities of such projects with regard to the discussion of Freire on extension practices as extension or as communication between subject to and groups. These questions were thought and extension projects presented and discussed by reports of its protagonists and dialogues with the discussion of Paulo Freire on extension or communication. What the projects represent to protagonists in the university and to school professionals is one dimension of analysis that says, with respect to significance and understanding that these actors possess and manifest in the understated, how they are understood or what is thought in their respect. In other words: what type of university students and teachers develop relationship with school professionals? To what extent they approach dialogical relations, extension of relationships and / or reveal to what extent other dynamic and configuration? Thus refers us to the perspectives and conceptions that guide and activities / methodologies by which the extension activities are held - that is, its dynamics, its resources, its objectives - and the origin of these projects: leave from the school community demand, of interest of those involved, university demands, or others who are? What difficulties and tensions are constituted in the development of the extension projects of UFVJM / Diamantina in schools? It is an empirical research with qualitative emphasis, and a case study of two projects. As an instrument of investigation, we conducted a documentary survey by means of an identification sheet of PROEXC after identifying what are the outreach projects developed by UFVJM graduate programs in public elementary schools. To identify the concerns of social actors with regard to university outreach, we conducted semi-structured interviews and participatory observation to hear the voices of these subjects, in relation to the interaction between university and school. To examine these questions and hypotheses, we presented a discussion concerning notions of outreach in the framework of outreach politics in public institutions of undergraduate education, among them UFVJM/Diamantina. We have elected Paulo Freire as a central reference for discussing the dimensions of interactions between university and school and other study questions, from the fundamentals that presents in his book Comunicação or Extensão (2011) since these contribute significantly to the understanding of the modes of interaction and how that interferes significantly in the "thinking" and "doing" university extension, and in the determination of extension of of action intentionality. At the same time, other considerations contribute to this study, including the discussion and proposition by Paulo Freire, with respect to this issue, and the guidelines as defined by FORPROEX in the Plano Nacional de Extensão Universitária, as well as reflections on the relationship between university and society. ]Keywords: University Extension, Freire,
Asunto: Freire, Paulo, 1921-1997
Extensão universitaria
Educação
Comunidade e universidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LJA4
Fecha del documento: 29-jul-2015
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