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dc.contributor.advisor1Teresa Cristina da Silvapt_BR
dc.contributor.referee1Marilia Rezende da Silveirapt_BR
dc.creatorFernanda de Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T21:01:24Z-
dc.date.available2019-08-10T21:01:24Z-
dc.date.issued2015-09-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4LLTT-
dc.description.abstractThe learning evaluation skills has been presented as an object of investigation of some theorists, since the technical vocational education in Brazil has been suffering changes due to new understandings in place through the National curriculum guidelines for Professional education. These changes are advocating a model of professional competence which seek to develop capabilities as: initiative, reasoning, critical thinking and entrepreneurship among others. This context, the present work had as objective to draw up a proposal for intervention able to propitiate the educating of the undergraduate program in nursing, a better understanding of the competency assessment process. To reach the results, a literature review of reading and analysis of scientific articles. The research originated from the note, where was the dissatisfaction of the student in relation to the concept obtained at the end of the component. The results of the study made it possible to outline an assessment tool that can help in the evaluation process of the students in nursing who recognize the importance of innovating the evaluation process. In the face of this need, it is necessary to search for innovation in response to material needs and redeem the values and principles of appreciation and affirmation of life, necessary for the construction of a new society, characterized in the present tense.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação da aprendizagem por competências tem se apresentado como objeto de investigação de alguns teóricos, uma vez que a educação profissional técnica no Brasil vem sofrendo mudanças, devido a novos entendimentos efetivados por meio das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional. Estas mudanças estão defendendo um modelo de competência profissional que busque desenvolver capacidades como: iniciativa, raciocínio, pensamento crítico e empreendedorismo, entre outras. Frente a este contexto, o presente trabalho teve como objetivo elaborar uma proposta de intervenção capaz de propiciar ao educando do curso de graduação em Enfermagem, um melhor entendimento do processo de avaliação por competência. Para alcance dos resultados, realizou-se uma revisão bibliográfica da leitura de apoio e análise de artigos científicos. A pesquisa originou-se da observação, onde ocorria a insatisfação do educando em relação ao conceito obtido no final do componente. Os resultados do estudo realizado possibilitaram delinear um instrumento de avaliação que poderá contribuir no processo avaliativo dos educandos em enfermagem que reconhecem a importância de renovar o processo avaliativo.Diante desta necessidade, se faz necessário a busca pela inovação, em resposta às necessidades materiais de resgatar os valores e princípios de valorização e afirmação da vida necessários para a construção de uma nova sociedade, caracterizando-se no tempo presente.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectEducação baseada em competênciapt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.otherEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.otherCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.titleAvaliação por competência: uma construção para sua melhor compreensãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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