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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Fatores associados ao absenteísmo doença entre motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte: doença entre motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Autor(es): Sebastião Sérgio de Oliveira Rodrigues
Primeiro Orientador: Ada Avila Assuncao
Primeiro Coorientador: Adriane Mesquita de Medeiros
Primeiro membro da banca : Adriane Mesquita de Medeiros
Segundo membro da banca: Mery Natali Silva Abreu
Terceiro membro da banca: Eduardo de Paula Lima
Resumo: O absenteísmo-doença tem se tornado um tema bastante relevante para a saúde pública no Brasil e no exterior. Este fato se deve às consequências negativas sobre o estado de bem-estar dos trabalhadores e sobre a gestão das organizações públicas ou privadas. Os trabalhadores do transporte coletivo urbano apresentam um risco maior de adoecimento quando comparados a profissionais de outras categorias, devido ao estresse físico e mental a que são submetidos. A presente pesquisa, observando tais fatos expostos, objetivou investigar como as condições de trabalho dos rodoviários do transporte coletivo urbano da RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte) influenciam o fenômeno absenteísmo-doença, avaliando a prevalência deste e os fatores envolvidos na sua ocorrência. Foi investigada, por meio de estudo transversal, uma amostra de 1.607 trabalhadores do transporte coletivo urbano, oriundos das cidades de Belo Horizonte, Contagem e Betim (MG). Estes trabalhadores foram submetidos a entrevistas face a face com a utilização de questionário com abordagem de fatores sociodemográficos, ocupacionais, de estilo de vida, de qualidade de vida, de saúde e relacionados a atos de violência-vitimização. A variável dependente, absenteísmo-doença, baseou-se na resposta à pergunta: Nos últimos 12 meses, você faltou ao trabalho por problemas de saúde?, com as opções de resposta: Sim/Não. Os dados obtidos pelo questionário, referentes às variáveis selecionadas, foram submetidos à análise univariável por meio de regressão de Poisson com variância robusta. Aquelas que nessa etapa apresentaram associação até o nível de significância de 20% (valor p0,20) foram selecionadas para análise múltipla dentro de cada um dos blocos de variáveis independentes. As variáveis independentes foram inseridas em um modelo de análise com entrada hierarquizada por blocos de afinidade, obedecendo a seguinte ordem: fatores sociodemográficos e de estilo de vida (nível 1 - distal); fatores ocupacionais (nível 2 - intermediário) e fatores relacionados à saúde (nível 3 - proximal). Permaneceram as variáveis explicativas com valor p0,05, que foram inseridas iniciando-se com a variável de maior significância estatística e, a seguir, foram acrescentadas as demais variáveis, uma a uma, em ordem decrescente do nível descritivo. No modelo final multivariado permaneceram todas as variáveis que apresentaram associação significativa com o desfecho ao nível de 5% (valor p0,05). A magnitude de associação entre desfecho e variáveis independentes foi estimada pela Razão de Prevalência (RP) com seus respectivos intervalos de confiança. A taxa de resposta foi de 92,9%. A prevalência do absenteísmo-doença nos últimos 12 meses foi de 37,4%. Houve associação estatisticamente significante entre o absenteísmo-doença e as seguintes variáveis: vítima de agressão ou ameaça: algumas vezes/com frequência (RP = 1,32; IC95%:1,07-1,62); sentir o corpo vibrar no posto de trabalho: às vezes ou raramente (RP = 1,33; IC95%:1,01-1,74), sempre ou quase sempre (RP = 1,41; IC95%:1,09-1,82); teste positivo para TMC (Transtorno Mental Comum) (RP = 1,33; IC95%:1,07-1,65) e doenças diagnosticadas: uma a duas doenças (RP = 1,54; IC95%:1,16-2,03), três ou mais doenças (RP = 1,94; IC95%:1,46-5,57). Os resultados evidenciaram que as condições de trabalho dos profissionais do transporte coletivo urbano da RMBH constituem-se como prioridade para ações de intervenção que possam favorecer a prevenção de adoecimento e o consequente absenteísmo-doença, além da redução de encargos para as empresas e sistema previdenciário. Dessa forma, sugerem-se futuras pesquisas que investiguem mais detalhadamente as condições de trabalho e outros fatores envolvidos no adoecimento dos rodoviários da RMBH.
Abstract: Sickness absenteeism has become a very important issue for public health in Brazil and abroad. This is due to the negative consequences on the state of well-being of workers and on the management of public or private organizations. Workers in urban transportation have a greater risk of illness when compared to professionals in other categories, due to physical and mental stress they undergo. This research, noting such facts presented, aimed to investigate how the working conditions of the RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte) urban transportation workers influence the phenomenon of sickness absenteeism, evaluating the prevalence and factors involved in its occurrence. Through cross-sectional study, a sample of 1,607 workers of the urban public transport, coming from the cities of Belo Horizonte, Contagem and Betim (MG), was investigated. These workers underwent face to face interviews using a questionnaire with sociodemographic, lifestyle, occupational, health and violence/victimization approach. The dependent variable, sickness absenteeism, was based on the answer to the question: "In the last 12 months, you missed work due to health problems?", with response options: Yes / No. The data obtained by the questionnaire, concerning the selected variables were submitted to univariate analysis using Poisson regression with robust variance. Those that were associated to the level of 20% significance (p0,20) were selected for multiple analysis within each of the blocks of independent variables. The independent variables were entered into an analysis model with hierarchical entry in affinity blocks, following this order: sociodemographic and lifestyle (level 1 - distal); occupational factors (level 2 - intermediate) and health-related factors (level 3 - proximal). Remained the explanatory variables with p0.05, which were inserted starting with the most statistically significant variable and following, the other variables were added one by one in descending order of the descriptive level. In the final model multivariate remained all the variables that were significantly associated with the outcome at 5% (p 0.05 value). The magnitude of association between dependente variable and independent variables was estimated by the prevalence ratio (PR) with their respective confidence intervals. The prevalence of absenteeism and illness in the last 12 months was 37,4%. There was a statistically significant association between sickness absenteeism the following variables: victim of aggression or threat: occasionally / frequently (PR = 1,32; CI95%:1,07-1,62); feel the body vibration in the workplace: occasionally / rarely (PR = 1,33; CI95%:1,01-1,74), always or almost always (PR = 1.41; CI95%: 1.09-1.82); positive test for CMD (PR = 1.33; CI95%: 1.07-1.65) and diagnosed diseases: one or two diseases (PR = 1.54; CI95%: 1.16-2,03), three or more diseases (PR = 1.94; CI95%: 1.46-5.57). The results of the study showed that the working conditions of the urban bus drivers and conductors from the RMBH constitute themselves as a priority for intervention actions aimed at improving the prevention of diseases and subsequent sickness absenteeism, besides reducing burdens on companies and previdenciary system. Thus, future researches are suggest to investigate in more detail the working conditions and the factors involved in sickness process of urban bus drivers and conductors from RMBH.
Assunto: Brasil
Condução de veiculos/psicologia
Veículos automotores
Análise e desempenho de tarefas
Prevalência
Absenteísmo
Absenteísmo (Trabalho)
Saúde do trabalhador
Estresse psicológico
Doenças profissionais/epidemiologia
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4MDZB
Data do documento: 13-Mai-2015
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