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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A viabilidade e efetividade de um Programa de Reabilitação Vestibular Personalizado na Atenção Primária à Saúde
Autor(es): Maria Clara Corrêa Peixoto
Primeiro Orientador: Juliana Nunes Santos
Primeiro Coorientador: Patricia Cotta Mancini
Primeiro membro da banca : Patricia Cotta Mancini
Segundo membro da banca: Amelia Augusta de Lima Friche
Terceiro membro da banca: Sirley Alves da Silva Carvalho
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a viabilidade e efetividade do Programa de Reabilitação Vestibular Personalizada na Atenção Primária à Saúde. MÉTODO: Estudo experimental prospectivo amplo, realizado com usuários do Sistema Único de Saúde adscritos na área de abrangência dos Centros de Saúde Guarani e Jardim Felicidade II da Regional Norte do município de Belo Horizonte. Os usuários com queixa de tontura foram referenciados pelo médico da Equipe da Saúde à Família para avaliação fonoaudiológica na atenção primária à saúde. Aqueles usuários que apresentam indicações para Reabilitação Vestibular foram incluídos no Programa de Reabilitação Vestibular Personalizada, o qual consta de orientações, exercícios de habituação vestibular, manobras terapêuticas, acompanhamento e avaliação final. Os participantes foram atendidos individualmente, em sessões semanais. Todos são submetidos ao questionário Dizziness Handicap Inventory - brasileiro (DHI-brasileiro) antes e depois da participação no programa. Ao final os usuários foram referenciados as Equipes de Saúde da Família, por meio das reuniões de matriciamento que acontecem mensalmente. Um banco de dados específico para este trabalho foi montado no software SPSS 19.0. Para fins de análise descritiva, é realizada a distribuição de frequência das variáveis categóricas envolvidas na avaliação em estudo e análise das medidas de tendência central e de dispersão das variáveis contínuas. Evidenciou a viabilidade deste programa na Atenção Primária à Saúde e sua efetividade por meio da melhora da qualidade de vida dos usurários e redução das queixas, contribuindo assim para o aumento da resolubilidade e integralidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde.
Abstract: AIM: To evaluate the viability and effectiveness of the Personalized Vestibular Rehabilitation Program on the Primary Health Care. METHOD: Trough an experimental and broad prospective research, with users of the Unified Health System (hereby SUS) in the areas embraced by the Guaranis Health Centers (Centro de Saúde Guarani) and Jardim Felicidade II of Sectional North in the city of Belo Horizonte. The users with complaints of dizziness were referred by the doctor of the Family Health Team to speech therapy evaluation. Those users with indications to Vestibular Rehabilitation were included on the Personalized Vestibular Rehabilitation Program; which involves orientation, vestibular habituation exercises, therapeutic maneuvers, supervision, and final evaluation. The participants were attended individually on weekly meetings. All must do the quiz Brazilian Dizziness Handicap Inventory (DHI-Brasileiro) before and after their participation in the Program. At the end, the users are referenced to the Family Health Team, through matricial meetings, which are monthly. A database was built specifically for this research and it was used the SPSS 19.0 software. For descriptive analysis purposes, it is performed in the frequency distribution of the categorical variable involved in the evaluation in studies and analyses of the measures of central tendency and dispersion of continuing variables. It showed the viability of this Program on Primary Health Attention and its effectiveness through the increasing of the quality of life of the users, with reduction of the complaints and increasing in quality of life; contributing so to the solvability and integrality increasing on the Primary Health Attention care.
Assunto: Equilíbrio postural DeCs
Fonoaudiologia
Otopatias
Doenças vestibulares
Audiologia
Qualidade de vida
Atenção primária à saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4UH2W
Data do documento: 5-Mar-2015
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