Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4YJ8V
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Avaliação da função cardíaca de crianças e adolescentes obesos por meio das técnicas strain e strain rate baseadas no doppler e speckle tracking bidimensional
Autor(es): José Augusto de Almeida Barbosa
primer Tutor: Cleonice de Carvalho Coelho Mota
primer Co-tutor: Marcia de Melo Barbosa
Resumen: O sobrepeso e a obesidade podem ser conceituados como acúmulo corporal de tecido adiposo, representada por índice de massa corporal (IMC) igual ou superior ao percentil 85 e 95, respectivamente, de uma determinada população de referência. Em adultos, o IMC entre 25 e 30 kg/m2 determina quadro de sobrepeso e acima de 30 kg/m2, obesidade1. Percentil acima de 97 e IMC 40 kg/m2 caracterizam as formas graves da doença em crianças/adolescentes e adultos, respectivamente. A prevalência de sobrepeso e de obesidade, estimada em 300 milhões de indivíduos em todo o mundo1,2, está aumentando de forma alarmante. Estudos realizados em países em desenvolvimento mostram prevalência de obesidade de 20%, sendo ela ainda mais alta em países desenvolvidos. Em 2007-2008, nos Estados Unidos, a obesidade atingiu 32,21% dos adultos do sexo masculino e 35,5% do sexo feminino3. Nos Estados Unidos, em relação à população pediátrica (dois a 19 anos de idade), segundo as definições padrões de sobrepeso e de obesidade, 11,9% estão no percentil 97 ou acima, 16,9% no percentil 95 ou acima e 31,7% no percentil 85 ou acima3,4. Pesquisas revelam o aumento da prevalência da obesidade, sendo maior na faixa de elevado risco, ou seja, em adultos com índice de massa corporal acima de 40 kg/m2 e em crianças com percentil superior a 975. Obesidade infantil frequentemente persiste na fase adulta e, em geral, 80% das crianças obesas se tornam adultos obesos6,7. A incidência de doenças relacionadas a obesidade cresce entre adultos e crianças, trazendo trantornos na saúde física, psicológica e grandes gastos financeiros na área da saúde.
Asunto: Fenômenos fisiológicos cardiovasculares
Endotélio/fisiopatologia
Frequência cardíaca
Doenças cardiovasculares/fisiopatologia
Coração Doenças
Obesidade/fisiopatologia
Fatores de risco
Sistema cardiovascular/fisiopatologia
Criança
Adolescente
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4YJ8V
Fecha del documento: 26-oct-2011
Aparece en las colecciones:Teses de Doutorado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tese_completa.pdf552.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tese_completa.2.pdf94.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tese_completa.3.pdf7.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.