Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A59F42
Type: Dissertação de Mestrado
Title: A importância dos estudos de usuários na formação do arquivista
Authors: Glaucia Aparecida Vaz
First Advisor: Carlos Alberto Avila Araujo
First Referee: Ivana Denise Parrela
Second Referee: Renato Pinto Venancio
Abstract: Neste estudo busca-se demonstrar, de acordo com as atribuições dos arquivistas, sua formação profissional e práticas profissionais, de que forma as abordagens dos Estudos de Usuários podem contribuir para melhoria dessas práticas. Discute-se sobre o arquivista, e as funções atribuídas ao profissional, e de que forma seu papel foi se transformando dentro da sociedade. A partir daí aborda-se os seus diversos campos de atuação profissional, que se concentra hoje, em grande parte, na administração pública. Busca-se compreender as questões relacionadas ao acesso aos arquivos, a partir do conhecimento da legislação mundial e brasileira a respeito do direito ao acesso à informação. A partir das leis é possível identificar de que forma o acesso é realizado na prática no Brasil. É apresentado também um histórico sobre os estudos de usuários na arquivologia com a questão da abertura dos arquivos até a consolidação de uma lei de acesso, relacionando esta evolução desde os seus primeiros estudos na década de 1960 até o estado do pensamento atual na área. Para avaliar a importância da presença de disciplinas voltadas para estudos de usuários nos currículos dos cursos, foi feita uma avaliação da situação das disciplinas por meio de suas ementas oferecidas em cada curso. Foram realizadas entrevistas com professores e coordenadores de oito cursos de arquivologia do país, a fim de entender questões históricas relacionada ao acesso aos arquivos, impactos das novas tecnologias e da Lei de Acesso à Informação, o uso e usuários de arquivos em suas três fases, estado da arte da discussão dos estudos de usuários nos arquivos e práticas capazes de garantir o acesso e promover o reconhecimento do arquivo como espaço de construção da memória coletiva e promotor de cidadania. Ao final do trabalho, é possível perceber que o cenário atual é favorável para consolidar ações e práticas, mas também de abrir uma agenda de investigação voltada para as especificidades dos usuários de arquivos.
Abstract: This study aims to demonstrate, according the archivists attributions, their professional background and practices, how the Users Studies approach can contribute to improve those practices. It discusses about the archivists, their professional roles and how they have been changed in the society context. Thenceforth it addresses the many fields of professional performances, more concentrated currently in the public administration. It seeks to understand questions related to the files access, using the world and Brazilian laws, about the information access rights. Understanding these laws it makes possible to recognize how that access is made in Brazil. Its shown a historical background about the users studies inside archiving area, from the files opening process to a consolidated law access, relating that evolution from the first studies in the 60s to the current thoughts in the area. To evaluate how important are the users studies classes a questionnaire was developed to evaluate them inside each course program. Interviews were made with teachers and coordinators from eight archiving undergraduate courses in the country, to understand some historical questions about file access, new technologies impact and the Information Access Law, the use and files users on three phases, state of the art of the discussion about users studies in archiving area, and practices to guarantee access and promote file recognition as a construction space of collective memory and citizenship promoting. At the end it is possible to realize that the current scenario is friendly to consolidate actions and practices, but also to open an investigation agenda turned to the files users specifications.
Subject: Arquivistas Estudo de usuários
Arquivologia
Ciência da Informaçao
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A59F42
Issue Date: 19-Aug-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_gl_ucia_vaz.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.