Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A59N5Q
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Alternativas de investimento no setor educacional: estudo de caso
Autor(es): Rodrigo Soares da Silva
primer Tutor: Hudson Fernandes Amaral
primer miembro del tribunal : Antonio Artur de Souza
Resumen: Este trabalho de conclusão de curso realizou um estudo exploratório sobre duas instituições de ensino superior, sem fins econômicos, estabelecidas em Minas Gerais. Seu objetivo foi avaliar qual a melhor alternativa de investimento no setor educacional, investir em uma instituição de ensino superior na modalidade de ensino virtual ou na modalidade de ensino presencial. Foi realizado um estudo de caso múltiplo, quanto aos aspectos técnicos, será feita a pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros artigos e revistas, alem do material disponibilizado na internet e informações de uso interno das empresas estudadas, tendo em vista que as empresas avaliadas não dispõem de informações em bolsa de valores e similares. Com base para elaboração do estudo de caso, foram aplicadas as abordagens previsional (FDC) e relativa (múltiplos), por serem ferramentas muito utilizadas entre os avaliadores e definido por autores pesquisados como os mais abrangentes, por captura todos os elementos que afetam o valor da empresa. Tanto o método do Fluxo de Caixa Descontado quanto a analise por Múltiplos são ferramentas úteis para os administradores e investidores, pois conhecendo o valor de uma empresa, poderão utilizar estas informações e dados, o que neste estudo de caso foi fundamental, para a tomada de decisão de investir nas duas alternativas de investimento, devido aos bons resultados obtidos. Por não serem projetos excludentes, os dois projetos foram classificados como bons investimentos, e neste caso por decisão da alta administração da instituição avaliadora, os dois projetos foram implantados
Abstract: This completion of course work conducted an exploratory study of two institutions of higher education, without economic purposes, established in Minas Gerais. Its objective was to evaluate the best alternative in the educational sector, invest in an institution of higher education in the form of virtual teaching or mode of classroom teaching. A multiple case study was conducted, as the technical aspects, the literature, drawn from previously published material, consisting mainly of books, articles and magazines will be made, beyond the material available on the internet information and internal use of the companies studied, considering that the evaluated companies lack information on similar values and scholarship. Basis for the preparation of the case study, the estimate approaches (FDC) and relative (Multiple), because they are widely used tools among evaluators and defined by authors surveyed as the most widespread were applied to capture all the elements that affect the value company. Both the method of discounted cash flow analysis as Multiple are useful to investors and management tools, as knowing the value of company may use such information and data, which in this case study was crucial for making decision to invest in both investment alternatives, due to the good results. Because they are not mutually exclusive projects, both projects were classified as good investments, and in this case by the senior management of the institution appraisal decision, the two projects were implemented.
Asunto: Administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A59N5Q
Fecha del documento: 25-ago-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Gestão Estratégica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc___rodrigo_soares_da_silva.pdf36.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.