Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BHSG
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Aulas investigativas para contribuir com a aprendizagem sobre fungos e bactérias |
Authors: | Claudia Santos Almeida |
First Advisor: | Tatiana Gorete Ribeiro Machado e Freitas |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é analisar se o professor, através de atividades investigativas, pode mostrar aos estudantesdo Ensino Fundamental IIuma visão mais ampla sobre osfungos e as bactérias.O trabalho foi desenvolvido em uma turma com20 alunos matriculadosno8º ano do EnsinoFundamental II.Na presente pesquisa foram utilizadas atividades investigativasatravés de pesquisas, práticase filme (vídeo). Um questionário foidesenvolvido com osestudantesantes e outro idêntico, após as atividades.A análisedas respostas dos estudantes pôdefornecer resultados queafirmaramo que se pressupunha no início da pesquisa. Os métodos com caráter investigativo promovem melhor aprendizado aos estudantes, estimulando-osaosaber e às descobertas. De acordo com a pesquisa em questão pôde-se concluir que, tal método se mostrou eficaz no ensino de fungos e bactérias através dos resultados obtidospor meiodos questionários desenvolvidos e de relatos dos próprios estudantes. Além de se obter respostas que comprovaram o pressuposto inicial, com os métodos investigativos, observou-se tambémque tal método se mostrou mais interessante a eles quando questionados sobre as aulas que tiveram. |
Abstract: | The objective of this study is to analyzeif the teacher, through research activities, can show to students of elementary school II a broader view on the fungi and bacteria. The study was conducted in a class with 20 students enrolled in the 8th grade of elementary school II. In the present studyinvestigative activities were used through research, practice and film (video). A questionnaire was developed with students before and another identical after the activities. The analysis of students' responses might provide results that said what was assumed in the baseline. Methods with investigative character promote better learning for students, encouraging them to learn and discoveries. According to the research in question could be concluded that this method was effective in teaching fungi and bacteria through the results obtained from the developed questionnaires and reports from students themselves. In addition to getting answers that confirmed the initial assumption, with investigative methods, it also noted that this method was more interesting tothem when asked about the lessons they had. |
Subject: | Ensino fundamental Bactérias Fungos |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A5BHSG |
Issue Date: | 27-Jun-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
enci_monografia_cl_udia_corrigida__4_.pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.