Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A6TLGV
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Waleska Teixeira Caiaffapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Amelia Augusta de Lima Frichept_BR
dc.creatorDaniele Falci de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T23:22:39Z-
dc.date.available2019-08-10T23:22:39Z-
dc.date.issued2014-07-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A6TLGV-
dc.description.abstractRoad accidents (RA) are important but neglected public health problem globally. Brazil ranks fifth place in RA mortality. For coping with this problem, the govermment has joined the Road Safety in 10 countries Project - R$ 10 (WHO / PAHO), deploying. The Vida no Tânsito Project on five state capitals for evaluation of interventions. The Urban Heath Observatory (OSUBH) was responsible for evaluating the impact of interventions in two cities , and Belo Horizonte (MG) city one of them. In 2012, the OSUBH conducted a roadside observational study aiming to estimate the prevalence of excessive speed on urban arterial roads (>60 km/h) and to study factors related to this behavior. The studied sample consisted of vehicles circulating in areas with and without fixed speed cameras in operation. Data were collected from 8565 vehicles, and cars were majority (72.0%); 40.0% of all vehicles observed at sites preceded 200 meters by radar and 33.6% in areas without radar (p<0.001) exceeded the local legal speed limits. The motorcycles had the highest average speed and the highest recorded speed (126 km/h). Men proved most among drivers (87.6%), cell phone use while driving was observed in 3.3% of drivers and 74.6% of them were using seat belt. In places without stationary radar, womem were observed using the phone more tham men (6,47% versus 2,71% p<0,05), independent of the speed limits. Female drivers used seatbelts more than males (88,89% versus 71,80% p <0,05) regardless whether they are within or above the speed limit and the presense or absence of fixed radars. The results suggest that adherence to compliance rules relating to speed limits an behavior change at individual and community level goes beyond structural interventions. The study contributes to the knowledge of risk factors and subsequent development of public policy strategies for reducing morbidity and mortality from RA in the context of a developing country.pt_BR
dc.description.resumoAcidentes de transporte terrestre(ATT) são um importante, mas negligenciado problema de saúde pública em nível mundial. O Brasil ocupa o quinto lugar em mortalidade por ATT e para lidar com este problema, o governo uniu-se ao Road Safety in 10 coutries Project - R$ (OMS OPAS), implantando o projeto Vida no Trânsito em cinco capitais brasileiras para a avaliação de intervenções voltadas para a segurança. O Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH) foi responsável por avaliar o impacto das intervenções em duas cidades, entre as quais Belo Horizonte (MG), objeto desta dissertação. Em 2012, o OSUBH realizou um estudo observacional do tipo roadside com o objetivo de estimar a prevalência de condutores que transitam com excesso de velocidade em vias arteriais urbanas (>60km /h) e estudar fatores relacionados a este comportamento. a amostra do estudo consistiu de veiculos que circulavam em áreas com e sem radares fixos em operação. os dados foram coletados a partir de 8.565 veículos, sendo os automóveis a maioria (72,0%). Observamos que 40,0% dos veículos em locais precedidos 200 metros por radar e 33,6% dos locais sem radar (p<0,001) excediam os limites legais. As motocicletas tiveram a maior média de velocidade e velocidade mais alta registrada (126 km/h). Os homens eram a maioria dos condutores (87,6%), o uso do celular na direção foi verificado em 303% das observações e 74,6% dos condutores faziam uso do cinto de segurança. Nos locais sem radar fixo, as mulheres foram observadas utilizando mais o celular do que os homens ( 6,47% versus 2,71 %p<0,5), independente se dentro ou acima do limite de velocidade. Condutoras do sexo feminino utilizavam mais o cinto de segurança (88,89% versus 71,80% p<0,05), independentemente de estarem dentro ou acima do limite de velocidade e da presença ou não de radares fixos. Os resultados sugerem que a adesão ao cumprimento das normas referentes aos limites de velocidades e a mudança do comportamento em nível individual e comunitário, vai além de intervenções estruturais. o estudo contribui para o conhecimento dos fatores de risco oe subsequente desenvolvimento de estratégias de políticas públicas para redução de morbilidade e mortalidade por ATT no contexto de um país em desenvolvimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrevenção de acidentespt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectmediação de velocidadept_BR
dc.subjectEstudo observacionalpt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subject.otherPrevenção de acidentespt_BR
dc.subject.otherAcidentes de transitopt_BR
dc.subject.otherAcidentes de trânsito/prevenção & controlept_BR
dc.subject.otherComportamentopt_BR
dc.titleVelocidade excessiva nas vias urbanas de Belo Horizonte: prevalência e características associadaspt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
oliveira__2014.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.