Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A72NWA
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Raquel Martins de Assispt_BR
dc.creatorCelsa Mercia Hinaundipula dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T10:30:20Z-
dc.date.available2019-08-10T10:30:20Z-
dc.date.issued2015-06-16pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A72NWA-
dc.description.abstractThis research aims to study the social representations about adolescent students made by elementary school teachers at a school in Cabinda, Angola. It is based on the theory of Social Representation by Serge Moscovici, which states that social representation holds the power to organize, unify and filter what will be reintroduced and re-apprehended in the realm of peoples experiences and behaviors along everyday life. Moscovici (1961) established the social representation as a persons construction with social origin and social destination. In this research, we can see that the development of social representations arises from a phenomenon of interaction, because they are built in and by the relationship between teachers and students. Therefore, this is the interest in knowing how these representations are carried out by teachers that work with adolescent students and analyze how they think, feel and act in the relationship with their students. Then, working with these representations, we can find the teachers disposition when they analyze the process of social interaction between themselves and their students. Five people participated in the study and these were the tools used: a questionnaire, a semi-structured interview and an essay on the theme "Adolescence." The data analysis showed that teachers social representations about teenagers students arise from three types of knowledge: traditional knowledge, academic background and the context named by these teachers as street knowledge", which is the knowledge learned in daily social interactions. The representations related to traditional knowledge highlight a son who turns into a man or a daughter who becomes a woman, without specifying any extended time for this transformation. A second group of representations is related to the academic background acquired from teacher training courses or from books. In this second group, we find the representations of adolescence as a difficult and hectic phase as well as a good period, due to the fact that in this period of time, the individual is more receptive and able to better assimilate what is to be learned. The experience itself and the interactions that occur in everyday life are also identified by teachers as a source on their knowledge on adolescent students. Finally, it was possible to link these representations to pedagogical practices developed by these teachers.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa tem como objeto de estudo as representações sociais de professores do Ensino Básico de uma escola de Cabinda/Angola, sobre alunos adolescentes. Esta pesquisa está fundamentada na teoria da Representação Social de Serge Moscovici, segundo a qual a representação social retém o poder de organizar, de unir e de filtrar o que vai ser reintroduzido e reaprendido no domínio das experiências e condutas das pessoas durante a vida cotidiana. Moscovici (1961) estabeleceu a representação social como uma construção da pessoa, com origem social e destino social. No caso desta pesquisa, podemos observar que a elaboração das representações sociais decorre de um fenômeno de interação, pois elas são construídas na/pela relação entre professor e aluno. Daí o interesse em saber como se dão estas representações de professores que trabalham com alunos adolescentes, analisando como eles pensam, sentem e agem em relação aos seus alunos. No trabalho com essas representações, podemos encontrar as inclinações dos professores quando analisam o processo de interação social entre eles e seus alunos. Cinco sujeitos participaram da pesquisa, sendo utilizados os seguintes instrumentos: um questionário, uma entrevista semi-estruturada e uma redação com o tema Adolescência. A análise dos dados coletados demonstrou que as representações sociais dos professores sobre alunos adolescentes estão relacionadas a três tipos de conhecimento: os saberes tradicionais, a formação acadêmica e o contexto denominado pelos sujeitos de a rua, ou seja, o conhecimento aprendido no dia-a-dia das interações sociais. As representações ligadas aos saberes tradicionais destacam o filho que se tornou homem ou a filha que se tornou mulher, sem especificar um tempo prolongado para essa transformação. Um segundo grupo de representações está relacionado à formação acadêmica, realizada pelos professores em seus cursos de formação, ou adquirida nos livros. Nesse segundo grupo, encontramos as representações da adolescência como fase difícil e agitada, mas também como um bom período, já que, neste período, o indivíduo está mais aberto e é capaz de assimilar melhor os aprendizados. A própria experiência e as interações ocorridas no cotidiano também são apontadas pelos docentes, como uma fonte de onde provêm seus conhecimentos sobre alunos adolescentes. Por fim, foi possível relacionar essas representações com as práticas pedagógicas elaboradas por esses professores.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRepresentação Socialpt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherRepresentações sociais Angolapt_BR
dc.subject.otherEducação Angolapt_BR
dc.subject.otherAdolescênciapt_BR
dc.subject.otherProfessores e alunospt_BR
dc.subject.otherPsicologia educacionalpt_BR
dc.titleRepresentações sociais de professores sobre alunos adolescentes: um estudo na escola Sagrada Esperança da cidade de Cabinda - Angolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_20_de_7_de_2015.pdf793.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.