Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7GJJ6
Type: Tese de Doutorado
Title: Trajetórias formativas de educadores da EJA: fios e desafios
Authors: Ana Paula Ferreira Pedroso
First Advisor: Leoncio Jose Gomes Soares
Abstract: A Educação de Jovens e Adultos (EJA), como todo processo de escolarização, constitui-se uma modalidade educativa estruturada a partir da constatação acerca das especificidades de seus sujeitos. Nesse sentido, presume-se que o perfil do profissional que atua nessa modalidade deve também ser diferenciado. Entretanto, estudos têm revelado que a grande maioria dos educadores dessa modalidade deensino não possui uma formação específica. Em razão de tais constatações, esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação de educadores no campo da EJA, especialmente no contexto de uma escola pertencente à Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH). De forma mais específica, respondeu-se aos seguintes questionamentos: Como se constitui a trajetória formativa doseducadores de jovens e adultos da referida escola; como se dá a inserção profissional dos educadores na EJA; em que medida a prática pedagógica contribuiu e/ou contribui para a formação como docente; quais as especificidades do trabalho docente; quais os aspectos facilitadores e dificultadores, relativos à formação, para desenvolvimento do trabalho docente? Nessa perspectiva, no intuito de investigar osprocessos formativos dos educadores de jovens e adultos da referida escola, propôs-se, para a concretização deste estudo, a realização de uma pesquisa qualitativa, utilizando pesquisa documental, observação dos encontros voltados para a formação e entrevistas semi-estruturadas com os docentes. É importante ressaltar que, nesta investigação, além de captar os caminhos percorridos por esses docentes em seus processos formativos, também se ofereceram diretrizes que possamcontribuir para o avanço das discussões acerca da problemática da formação docente na EJA.
Abstract: The Youth and Adult Education (EJA), like any educational process, constitutes an educational modality structured based on the findings about the specifics of their subjects. Accordingly, it is assumed that the profile of the professionals working in this area must also be different. However, studies have shown that the vast majority of teachers in this field of education has no specific training. Because of theseobservations, this research had as object of study the educational background of teachers in the field of adult education, focused in the context of a public school in the town of Belo Horizonte (RME-BH). More specifically, answering to the following questions: How is the formative trajectory of educators from that school focused in youth and adults? How is the entering of teachers in adult education? To what extent the pedagogical practice contributed and / or contributes to the training as a teacher? Which are the specifities of this teaching? Which are the enablers and inhibitors aspects of training to the development of teaching? In this perspective, in order to investigate the building processes of educators of youth and adults of that school, it was proposed, for the realization of this research, conducting a qualitative study using documentary research, observation of the meetings focused on teacher training and semi-structured interviews with those educators. Importantly, this research, in addition to collect the paths taken by these teachers in their formative processes, also offered guidelines that can contribute to the progress of discussions on the issue of teacher training in adult and youth education.
Subject: Educação
Professores Formação
Educação de adultos Belo Horizonte (MG)
Prática de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7GJJ6
Issue Date: 3-Jul-2015
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_anapaulaferreirapedroso.pdf11.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.