Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7TQT9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise de um ambiente de imersão como ferramenta de auxílio à percepção do espaço virtual
Autor(es): Daniel Carneiro Paes
primer Tutor: Eduardo Marques Arantes
primer miembro del tribunal : Regina Coeli Ruschel
Segundo miembro del tribunal: Renata Maria Abrantes Baracho Porto
Resumen: O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a capacidade de um Ambiente de Imersão em contribuir para uma melhor percepção dos usuários sobre o espaço virtual, sabendo-se que este fator resulta no desenvolvimento de melhores soluções ao longo do processo de projeto. O método adotado define-se como qualitativo e exploratório e procura comparar o nível de percepção sobre o espaço entre duas situações: utilizando-se Realidade Virtual não Imersiva (RVnI) eRealidade Virtual Imersiva (RVI). A tecnologia utilizada na pesquisa para o caso do ambiente de Realidade Virtual não Imersiva é constituída de uma estação de trabalho convencional. Para o caso do ambiente de Realidade Virtual Imersiva foi utilizado o Ambiente de Imersão da Escola de Arquitetura e Design da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado AIVITS. O procedimento de coleta de dados se baseou na submissão de Questionários de Verificação de Percepção. A partir da comparação entre as respostas coletadas, foi possível se identificar as diferenças de percepção entre os modelos virtuais esuas relações com os diferentes perfis de participantes. O aumento significativo da porcentagem de Índices de Manutenção da Percepção nulos entre as duas tecnologias, permite concluir que o Ambiente de Imersão favorece uma melhor percepção do espaço virtual em comparação com a percepção obtida com o uso do sistema não imersivo. Os usuários mais beneficiados pelo uso dessa tecnologia foram os homens, com idade igual ou superior a 26 anos, com 3° grauou pós-graduação, arquitetos ou engenheiros, sem daltonismo. Esses achados indicam que o Ambiente de Imersão é capaz de otimizar o processo de projeto, em especial, a atividade de análise crítica, conduzindo arquitetos e engenheiros à concepção de melhores soluções.
Abstract: This dissertation aims to verify the capacity of an Immersive Environment in delivering better perception of a virtual environment, knowing that this factor contributes to the development of better solutions throughout the design process. The used method is defined as qualitative and exploratory and compares the level of perception of the environment between two situations: using non-Immersive Virtual Reality (nIVR) and Immersive Virtual Reality (IVR). The technology used fornon-Immersive Virtual Reality consists of a conventional workstation. ForImmersive Virtual Reality it was used the Immersive Environment of the School of Architecture and Design at Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), named AIVITS. The procedure for data collection was based on the submission of Perception Verification Questionnaires. From the comparison between the responses to the questionnaires it was possible to identify differences of perception between the virtual models and their relations to the different participants profiles. The significant increase in the percentage of null Perception Maintenance Indices between the two technologies shows that the ImmersiveEnvironment promotes a better understanding of the virtual space compared to the perception obtained using the non-immersive system. The most benefited users from the use of this technology are the men aged over 26 years, with completed undergraduate or graduate degrees, architects or engineers, without color blindness. These findings indicate that the Immersive Environment can improve the design process, especially the activity of critical analysis, leading architects and engineers to the conception of better solutions.
Asunto: Ambientes virtuais compartilhados
Materiais de construção
Realidade virtual
Percepção
Construção civil
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7TQT9
Fecha del documento: 23-mar-2015
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___daniel_c._paes___2015.pdf10.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.