Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7VNEG
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Um diploma de doutor a não "herdeiros": um estudo sobre impactos de cursos de alto prestígio da UFMG para egressos das camadas populares
Authors: Beatriz Lopes Falcao
First Advisor: Maria Jose Braga Viana
First Referee: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Second Referee: Tânia de Freitas Resende
Third Referee: Écio Antônio Portes
Abstract: Esse estudo problematiza os impactos da graduação em cursos de alto prestígio da UFMG para egressos das camadas populares, a saber: Medicina, Direito e Engenharia Química. Considerando as peculiaridades desse grupo social frente à escolarização (Portes, 1993; 2001; Viana, 2007) e a sua presença recente no ensino superior brasileiro, decidiu-se investigar os impactos instrumentais do diploma, particularmente a profissionalização e a renda, além de possíveis efeitos secundários dentro de um quadro de mobilidade social via escolarização, como o consumo cultural de alguns bens simbólicos como a literatura, o teatro e o cinema e a formação de um capital social, no sentido bourdiesiano. Esse trabalho partiu da hipótese de que um longo processo de escolarização, especialmente em cursos que gozam de reconhecido potencial de ganhos financeiros e probabilidades de ocupação (Neri, 2007), poderia ser mais amplo do que o aprendizado de um ofício per si e o fornecimento de uma credencial para uma determinada profissão, podendo impactar também nas categorias de pensamento e julgamentos e consequentemente nas ações e interações sociais dos sujeitos, em virtude da socialização e convivência regular com um grupo social com patrimônios culturais e econômicos diferentes dos patrimônios dos sujeitos pesquisados (Lahire, 2006). A pesquisa utilizou a abordagem qualitativa como estratégia metodológica, realizando 16 entrevistas semidiretivas com os profissionais dessas áreas, constituindo-se em um corpus empírico de 06 entrevistas efetuadas com médicos, 05 com advogados/bacharéis do direito e 05 com engenheiros químicos. Compreendendo as trajetórias dos indivíduos pesquisados nesse trabalho como sendo de exceção, e o seu desdobramento em profissões específicas dentro da hierarquia ocupacional e simbólica, buscou-se apoio teórico na teoria de Pierre Bourdieu e nas atualizações desse autor por Bernard Lahire, assim como em produções brasileiras sobre a longevidade escolar em meios populares e acerca dos impactos do diploma. Os resultados apontaram para um quadro de mobilidade social em relação ao grupo de origem, com o exercício de ocupações de alto prestígio na hierarquia entre as carreiras (Vargas, H., 2010) e rendimentos condizentes com essa ocupação. O consumo cultural se mostrou heterogêneo (Lahire, 2004; 2006; Setton, 2008; 2009), vinculando-se à bagagem cultural que o egresso já possuía anteriormente à universidade, às características culturais dos colegas com os quais conviveram durante o curso e também aos patrimônios culturais dos indivíduos com que os pesquisados se relacionaram afetivamente. Entretanto, constatou-se um forte reconhecimento da cultura considerada legítima. Acerca da formação de um capital social, a pesquisa indicou que a graduação nesses cursos possibilitou um trânsito mais fluido nos diferentes meios sociais e redes de sociabilidade, evidenciada no relacionamento afetivo/matrimonial dos entrevistados com indivíduos detentores de perfis socioculturais elevados e na formação de uma rede de relacionamentos que pôde ser mobilizada para a obtenção de informações e indicações relativas ao mercado de trabalho.
Abstract: This study problematize the impacts that graduating from UFMG highly regarded schools has upon alumni from the working classes, namely: Medical School, Law School and Engineering School (specifically Chemical Engineering). Taking into account the peculiarities of this social group regarding schooling (Portes, 1993; 2001; Viana, 2007) and its presence in the Brazilian higher education, it was investigated the instrumental impacts of an academic degree, which were professional qualification and income, as well as the possible secondary effects within a framework of social mobility through education, such as the cultural consumption of some symbolic goods like literature, theater and cinema and the formation of a social capital, in a bourdieusian sense. This master's thesis came from the hypothesis that a long educational process, especially by attending such schools that enjoy potential recognition for financial gains and probability for a working position (Neri, 2007), might be broader than learning a trade itself and receiving a credential for a given profession. Such process may also have an impact in the thinking and judging categories, and consequently in social actions and interactions among individuals, resulted from the recurrent socialization and interaction with a social group with cultural heritage and economic assets differing from the individuals who were analyzed (Lahire, 2006). The research relied on the qualitative approach as methodological strategy, carrying out 16 semi-structured interviews with professionals in these areas, establishing an empirical corpus of 06 interviews carried out with doctors, 05 with lawyers/law graduates and 05 with chemical engineers. Understanding the surveyed individuals' trajectories as exception, and their unfolding into specific professions withing the occupational and symbolic hierarchy, this research relied on Pierre Bourdieu and this authors update by Bernard Lahire, as well as Brazilian productions about extensive learning within working class environments and regarding the impact of an academic degree. The results showed a social mobility framework in relation to the original group through the occupation of highly prestigious positions within the careers (Vargas, H., 2010) and incomes compatible with this occupation. The cultural consumption was homogeneous (Lahire, 2004; 2006; Setton, 2008; 2010), being linked to the cultural background that the alumni had prior to university, to the classmates' cultural characteristics with whom they interact during university life, and also to the individuals' cultural background with whom the surveyed individuals have related emotionally. However, it was observed a strong recognition of legitimate recognized culture. Regarding the formation of the social capital, the research showed that graduating from one of these schools allowed a more fluid mobility in the different social environments and sociability networks, highlighted by the interviewees' emotional/matrimonial relationships with individuals with heightened sociocultural profiles, and by forging a network of relationships that could be mobilized for obtaining information and being appointed within the job market.
Subject: Prestígio profissional
Universidade Federal de Minas Gerais
Sociologia educacional
Educação
Ensino superior Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7VNEG
Issue Date: 11-Oct-2012
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_beatriz_falcao_um_diploma_de_doutor_a_n_o__herdeiros_.pdf1.18 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.