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Type: Tese de Doutorado
Title: As músicas veiculadas pelas mídias entre jovens: consumo, tendências e comportamentos
Authors: Gisele Maria Marino Costa
First Advisor: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
First Referee: Rosa Maria Bueno Fischer
Second Referee: Helena Lopes da Silva
Third Referee: Celia Abicalil Belmiro
metadata.dc.contributor.referee4: Marco Antonio Farias Scarassatti
Abstract: Fundamentada teoricamente em autores da linha dos Estudos Culturais (com os autores García-Canclini, Otávio Ianni, Stuart Hall e Renato Ortiz) que trata da globalização, da mundialização da cultura e do crescimento da cultura popular mundial e sua relação com a educação, em Pierre Bourdieu (em seus estudos aplicados à Sociologia da Educação) e em Bernard Lahire, esta pesquisa tem como foco a seguinte pergunta: como se configura o consumo das músicas veiculadas pelas mídias nas experiências dos jovens? O trabalho discute a presença da música atualmente veiculada pelas mídias, seu consumo por estudantes de educação básica, bem como sua relação com aspectos diversos do comportamento desses jovens, especialmente comportamentos de consumo, provocando a reflexão sobre a presença da música em espaços escolares informais e sobre o papel da educação musical escolar nesse contexto. Os dados desta investigação foram obtidos por meio de observações, entrevistas egrupos focais, realizados em duas escolas, uma pública da rede estadual de educação e uma particular. Procurou-se conhecer os gêneros musicais mais apreciados e consumidos pelos alunos e observar o processo de escolha desses gêneros, assim como a forma como essas músicas chegam até eles. Investigou-se a influência das escolhas musicais de alunos no seucomportamento e nos seus hábitos de consumo e se há influência da educação musical escolar nas suas escolhas musicais. Nas observações, entrevistas e grupos focais foram encontradas, respectivamente, quatro instâncias de mediação: escola, família, mídias e grupo social. Foram sete as categorias de análise, criadas a partir dos dados colhidos na investigação, que se encontram a seguir: música como marca de vida pessoal e subjetividade, música como fator de criação e identidade, música como engajamento social, música e corporeidade juvenil, música como elemento de fruição estética, música e consumo, consumo musical, idade e gênero. O acesso fácil e corriqueiro às músicas veiculadas nas mídias faz com que seu poder seja amplificado e multiplicado grandemente. Por isso elas adentram as escolas nas bocas, nos celulares, nos Ipod, nos notebooks, nos tabletes e nas mentes dos jovens, misturando-se aos contextos e conteúdos curriculares, nas salas de aula, nos corredores e pátios. As relações desses jovens e de todos os outros estudantes com o mundo das mídias são uma parte importante de sua formação e preparo para lidar no mundo atual e futuro. Diante de um quadro expressivo de consumo musical por parte desses jovens das duas instituições, os educadores precisam compreender hábitos de apreciação musical informal de alunos para ampliação de repertório e cultura musical - procurando fazer disso um aprendizado informalde música.
Abstract: This thesis has its basis in Cultural Studies authors (García-Canclini, Otávio Ianni, Stuart Hall and Renato Ortiz) that has written about globalization, cultural globalization, the growth of global popular culture and how this can be related with education. It also explores PierreBordieus studies in Sociology of Education and the researches of Bernard Lahire with the purpose of reflecting on the following questions: how do teenagers consume the songs marketed by the media and how does this consumption can influence their experiences? This study analyzes the presence of the songs that are currently marketed by the media, its consumption by middle and high school students and how they can be related to the behavior of these teenagers, especially when it comes to their purchase decisions, with the purpose of thinking about the presence of music in the informal places of schools and also discussing the importance of musical education in this context. The research data has been generated by observations, interviews and focus groups that took place at one public and one private school of Belo Horizonte. This process had the purpose of learning which music genres were mostpopular among the students, how the process of choosing these genres works and how the songs are delivered to them. It was also analyzed how the music choices may be related to the students behavior and their consumption habits, and if music education programs at the schools can influence their musical preferences. During the process of collecting data, four instances of mediation were found (school, family, media and social group) and seven categories of analysis were created: music as a mark of personal life and subjectivity, music as a factor of creation and identity, music as social engagement, music and youth corporeality,music as an element of aesthetic enjoyment, music and consumption, music consumption, age and gender.The power of the songs marketed by the media is greatly increased and expanded by the easy access to them. They are present at schools on the students mouths, in theircellphones, Ipods, laptops, tablets and inside their minds, intermingled with the curriculum content and contexts, in the classrooms, halls and schoolyards. The relation between the world of media and the teenagers is an important part of their development and can influence the way they deal with the world. Faced with an expressive music consumption scenario, as seen with the students of both schools, educators must understand the habits of teenagers when it comes to informal music appreciation, in order to try to increase the repertoire and musicalculture of the students and to turn this into a process of informal learning in music.
Subject: Educação
Musica e juventude
Musica Instrução e estudo
Juventude Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8GPTQ
Issue Date: 16-Jun-2015
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