Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JLRF
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O trabalho docente em educação a distância em uma instituição pública de educação superior: um olhar referenciado na abordagem ergológica
Authors: Ilma Bicalho de Sousa Daniel
First Advisor: Antonia Vitoria Soares Aranha
First Referee: Daisy Moreira Cunha
Second Referee: Jose Eustaquio de Brito
Abstract: Tendo por referência os pressupostos apresentados pela abordagem ergológica, este estudo tem como objetivo investigar a atividade de trabalho dos professores universitários, desenvolvida na modalidade a distância, no âmbito de curso de graduação ofertado por meio da parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e o Sistema Universidade Aberta do Brasil e nas graduações presenciais desta mesma instituição. Indicadores educacionais têm registrado significativa expansão da educação a distância no contexto do ensino de graduação. Esse crescimento impõe mudanças à organização dos processos de trabalho, fato que apresenta elementos importantes para as atividades desenvolvidas pelos docentes. Assim, considerou-se relevante aproximar das situações reais de trabalho, com vistas a buscar compreender o trabalho a partir da ótica daqueles que são responsáveis por sua realização, dada a relevância do papel desses profissionais nesse processo. Entende-se que a realidade comporta múltiplas dimensões e que cada trabalhador tanto vivencia, quanto promove a gestão das situações de trabalho de uma maneira particular. Nesse sentido, procurou-se conhecer aspectos relacionados aos usos de si, bem como as variabilidades que se interpõem no cotidiano de trabalho. Buscou-se desvelar valores que têm fundamentado as escolhas/posicionamentos adotados, bem como conhecer o repertório mobilizado pelo trabalhador na sua atividade, o qual compreende saberes constituídos, mas também saberes investidos, que são produzidos em função da realização da atividade de trabalho. Procurou-se também por meio do auxílio do Dispositivo Dinâmico de Três Polos acompanhar aspectos relativos à dinâmica de renormalização da docência, tendo em vista as questões que envolvem a organização e gerenciamento do trabalho coletivo na educação a distância. Para o delineamento da pesquisa, foram realizados estudos de caso com abordagem qualitativa. A entrevista semiestruturada foi usada para coletar dados junto aos docentes, assim como foram efetivadas observações. Foram analisados, também, Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação a distância, Resoluções que versam sobre a utilização de disciplinas na modalidade a distância para os cursos presenciais de graduação, dados disponíveis em mídias eletrônicas acerca da regulamentação da carreira do Magistério Superior Federal. Foram examinados, ainda, documentos normativos da instituição, que regulamentam o ensino de graduação e informam sobre a distribuição de encargos didáticos e progressão na carreira docente.
Abstract: Based on the assumptions made by ergological approach, this study aims to investigate the work of university professors developed in the distance mode regarding the graduate course offered through a partnership between the Universidade Federal de Minas Gerais and the Sistema Universidade Aberta do Brasil and the undergraduate courses of this same institution. Educational indicators have recorded significant expansion of distance education in the undergraduate teaching context. This growth imposes changes to the organization of work processes, a fact that has important elements for the activities developed by professors. Thus, it was considered relevant the approach to the real work situations in order to try to understand the work from the perspective of those who are responsible for their accomplishment given the important role of these professionals in this process. It is understood that reality involves multiple dimensions and that each worker experiences and promotes the management of working situations in a particular way. In this sense, it was sought to understand the aspects related to the uses of itself, as well as the variability that stand in the daily work. This research aimed to unveil values that have justified the adopted choices/positions as well as to know the repertoire mobilized by the worker, in the work activity, which comprises established knowledge but also invested knowledge, which are produced due to the completion of the work activity. Through the Three-Pole Dynamic Device, it was aimed to monitor the aspects of the dynamic renormalization of teaching regarding the issues surrounding the organization and management of collective work in distance education. For the delineation of the survey it was conducted case studies with a qualitative approach. The semi-structured interview was used to collect data from the professors, as well as observations were effected. It was analyzed pedagogical projects of distance undergraduate courses, resolutions that deal with the use of online disciplines to the regular undergraduate classroom courses and data available on electronic media about the career regulation of the Federal College Teaching. Normative documents of the institution that regulate undergraduate education and report on the distribution of educational costs and progression in the teaching career have also been examined.
Subject: Ensino à distância
Professores universitários Ambiente de trabalho
Educação
Ensino superior
Interação homem-maquina
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JLRF
Issue Date: 3-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao_vers_ofinal.pdf1.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.