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dc.contributor.advisor1Maria da Conceicao F Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor-co1Vanessa Sena Tomazpt_BR
dc.contributor.referee1Maria Isabel Antunes Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Luciano Cavalcanti do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee3Wagner Ahmad Auarekpt_BR
dc.creatorJosinalva Rodrigues Sápt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T11:36:04Z-
dc.date.available2019-08-12T11:36:04Z-
dc.date.issued2016-01-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JM94-
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze ways in which the students of the Rural Education Mathematics Qualification Program at UFMG understand the curriculum proposal of this course, in relation to training in mathematics and mathematics teaching practices in Rural Education. In particular, he sought to reflect on how students mobilize disputing discourses, when they take positions in relation to curriculum proposal discourses which establish the, and constitute themselves in, pedagogical practices of training Math Teachers of Rural Education. The empirical material submitted for analysis consists on narratives and transcripts of interactions between students and teachers-trainers occurred in class disciplines working math content for the 5th Time School of this course, in which we identified echoes of discourses about curriculum. We operationalized our analysis using: studies on the proposal of Rural Education and the training of teachers to work in its context; reflections on curriculum; perspectives of mathematics education that emphasize the political dimension of teaching practices; and the idea of appropriation of numeracy practices as appropriation of speeches. The classroom situations analyzed allowed us to see, in the ways in which subjects appropriate school numeracy practices: discourses on curriculum as significance practices of the principles of Rural Education and Mathematics Education, inspired by Freirian conceptions; discourses on curriculum as power relations, when students posed themselves against the maintenance of certain traditional practices in mathematics education; and discourses on curriculum as a practice that produces social identity. This study contributes to the reflections and the training practices of educators focused to work in the rural schools, and also to parameterize curricular proposals for rural degrees.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e analisar modos pelos quais as licenciandas e os licenciados do Curso de Licenciatura em Educação do Campo Habilitação Matemática da UFMG compreendem a proposta curricular desse curso no que se refere à formação em Matemática e às práticas de ensino de Matemática na Educação do Campo. Em especial, buscou-se refletir sobre como os estudantes do curso mobilizam discursos em disputa, ao se posicionarem diante da proposta curricular vivenciada discursos que instauram as e se constituem nas práticas pedagógicas de formação matemática de docentes da Educação do Campo. Por isso, o material empírico submetido à análise é constituído por narrativas e transcrições das interações entre estudantes e professores-formadores, que ocorreram nas aulas das disciplinas que trabalhavam conteúdos de matemática durante o V Tempo Escola desse Curso, e nas quais pudemos identificar ecos de diferentes discursos sobre currículo. Operacionalizamos nossa análise, tomando como referência: estudos sobre a proposta da Educação do Campo e sobre a formação de docentes para atuação em seu contexto; reflexões sobre currículo; perspectivas da Educação Matemática que dão destaque à dimensão política das práticas pedagógicas e a ideia de apropriação de práticas de numeramento como apropriação de discursos. As situações de sala de aula analisadas nos oportunizaram flagrar, nos modos como os sujeitos se apropriam de práticas de numeramento escolares: discursos sobre currículo como prática de significação dos princípios da Educação do Campo e da Educação Matemática, inspirados em concepções freirianas; discursos sobre currículo como relações de poder, nos posicionamentos que questionam a manutenção de certas práticas tradicionais de ensino de matemática; e discursos sobre currículo como uma prática que produz identidades sociais. Este estudo buscou trazer contribuições para as reflexões e as práticas de formação de educadoras e educadores para atuar em escolas do campo e para a configuração de propostas curriculares para cursos de licenciatura em Educação do Campo.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectApropriação de Práticas de numeramentopt_BR
dc.subjectv Discursos sobre Currículopt_BR
dc.subjectLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subject.otherMatematica Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCurriculospt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação ruralpt_BR
dc.titleLicenciatura em Educação do Campo: propostas em disputa na perspectiva de estudantes do curso de Matemática da UFMGpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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