Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JP2S
Type: Tese de Doutorado
Title: O papel dos tutores na educação e na inserção social de órfãos no termo de Mariana (1790 - 1822)
Authors: Leandro Silva de Paula
First Advisor: Thais Nivia de Lima e Fonseca
Abstract: Na América Portuguesa, as Ordenações Filipinas, código de leis aplicado tanto em Portugal quanto em suas colônias, delegavam aos pais responsabilidades e poderes sobre os filhos até que eles completassem 25 anos, se casassem ou então se emancipassem por algum outro motivo. Somente na ausência da figura paterna, é que crianças e jovens eram considerados órfãos. Nesse caso, as Ordenações Filipinas indicavam a escolha de tutores, para serem responsáveis pelos cuidados e pela administração dos bens pertencentes ao órfão. Os tutores nomeados para cuidar desses órfãos tinham diversas obrigações e precisavam prestar contas à Justiça sobre os serviços realizados por eles. Era função dos tutores fazer o inventário de todos os bens do falecido, prestar cuidados relativos à alimentação, saúde e vestuário e oferecer algum tipo de educação a seus tutelados. Ao investigar a educação destinada aos órfãos durante o período de tutela, constatei que, apesar de haver, nas Ordenações Filipinas, a indicação de que os órfãos deveriam receber uma preparação compatível com seu nível social de origem e voltada para exercer um ofício semelhante ao de seus pais, na região das Minas, muitas vezes, havia uma série de fatores e interesses que levavam alguns tutores a escolherem uma educação que ia além daquilo que simplesmente era exigido na lei. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar o papel e a importância que os tutores exerciam na educação e na inserção social de seus tutelados no termo de Mariana, região pertencente à comarca de Vila Rica (Capitania das Minas Gerais), no final do século XVIII e início do XIX. A proposta é analisar se a educação direcionada aos órfãos era uma estratégia educativa, uma vontade ou influência do tutor, ou estava apenas relacionada às condições socioeconômicas e de nascimento dos órfãos? Para isso, pretendo responder as seguintes questões: quem eram os tutores e qual era o papel que eles exerciam na educação recebida pelos órfãos; qual era a condição social que caracterizava os órfãos na região das Minas; quais eram os elementos que influenciavam ou determinavam a educação recebida pelos órfãos; qual era a relação de parentesco ou proximidade que existia entre os tutores e os órfãos; qual era o efeito que os cuidados e administrações desses sujeitos exerciam na educação de seus tutelados; quais eram os gastos com a educação que eles consideravam relevantes, analisarei, ainda, se esses dispêndios tornaram-se ou não um elemento de distinção social ou um meio de obtenção de sustento para esses órfãos durante o regime de tutela ou após a maioridade.
Abstract: In Portuguese America, the Philippine Ordinances, code of laws applied both in Portugal and in its colonies, delegated powers and responsibilities to the parents on the children until they were 25 years old, got married or emancipated for some other reason. The children and the young were only considered orphans when in the absence of a father figure. In this case, the Philippine Ordinances would nominate a choice of tutors, to be responsible for taking care and managing the properties belonging to the orphan. Tutors chosen to take care of these orphans had obligations and were supposed to be accountable to justice for the services performed. It was the tutor's job to keep the inventory of all the deceased's estate, to care for the food, health and clothing and provide some sort of education to their wards. While investigating the education of the orphans during the wardship period, in the region of Minas, I found out that tutors would often go beyond what was required by law, led by a number of reasons and interests, and although the Philippine Ordinances recommended that orphans should receive a preparation compatible with their original social status and related to a craft that was similar to his parents. Therefore, the objective of this research is to investigate the role and importance that tutors had in the education and social inclusion of their wards in Mariana, region belonging to the district of Vila Rica (Captaincy of Minas Gerais), in the late eighteenth and early nineteenth centuries. The goal is to analyze if the education directed at the orphans was an educational strategy, a will or influence of the tutor, or was merely related to social, economic and birth status of the orphans. For this, I intend to answer the following questions: who were the tutors and what role they played in the education received by orphans; what was the social status of the orphans in the region of Minas; what were the elements that influenced or determined the education received by orphans; what was the kinship or how close was the relationship between tutors and orphans; what effects the care and administration of these tutors had in the education of their wards; what were the expenses on education that they considered relevant. I will even analyze if these expenses became an element of social distinction or a means of living for these orphans during the wardship period or after reaching full age.
Subject: Preceptores
Educação
Educação Historia Minas Gerais
Tutela
Órfãos Educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8JP2S
Issue Date: 24-Feb-2016
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_leandro.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.