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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Escalas Cardiosatis: satisfação de médicos e usuários de serviços de saúde com o atendimento às doenças cardiovasculares utilizando recursos de Telessaúde. Projeto Minas Telecardio
Autor(es): Graziella Lage Oliveira
Primeiro Orientador: Waleska Teixeira Caiaffa
Primeiro Coorientador: Clareci Silva Cardoso
Primeiro membro da banca : Antonio Luiz Pinho Ribeiro
Segundo membro da banca: Ana Paula Souto Melo
Terceiro membro da banca: Michael Eduardo Reichenheim
Quarto membro da banca: Elmiro Santos Resende
Resumo: Introdução: A satisfação de usuários e profissionais com o cuidado recebido/prestado por serviços mediados por tecnologias de saúde, apesar de ser um importante indicador de resultado, ainda carecede instrumentos validados e confiáveis. Objetivo: Validar as escalas CARDIOSATIS-Equipe e Usuário, bem como mensurar a satisfação de médicos e usuários de serviços de saúde com o atendimento prestado/recebido às doenças cardiovasculares oferecido por um serviço de telessaúde. Método: O presente trabalho é parte integrante do Projeto Minas Telecardio, estudo quase experimental conduzido em 82 municípios mineiros de baixa densidade populacional (população <10.500 habitantes). As Escalas CARDIOSATIS-Equipe e Usuário foram construídas para mensurar a satisfação dos profissionais e pacientes com a implantação deste sistema. Para o estudo de validaçãoda Escala CARDIOSATIS-Equipe foram conduzidos dois estudos transversais, utilizando dados primários obtidos por meio do preenchimento da escala pelos médicos, antes e depois daimplantação. Já para o estudo de validação da escala CARDIOSATIS-Usuário, foi conduzido um estudo de seguimento dos pacientes com dor precordial, onde os pacientes responderam a escala em até dois meses após o 1º atendimento e novamente após 1 ano. Para o estudo das qualidades psicométricas das escalas foram realizadas Análise Fatorial Exploratória com extração de componentes principais, análise de correlação (Spearman e Pearson), análise de consistência interna através do Alfa de Cronbach e validade discriminante (Teste de Wilcoxon). Além disso, foram realizadas análises descritivas e comparativas por meio de regressão logística ordinal múltipla. Resultados: A Escala CARDIOSATIS-Equipe permaneceu com 11 itens divididos em dois domínios. Mostrou alta consistência interna com valores de Alfa de Cronbach superiores a 0,84. Já a Escala CARDIOSATIS-Usuário permaneceu com 10 itens divididos em três domínios. Mostrou valores aceitáveis de Alfa de Cronbach (>0,56), sendo que para a Satisfação global da escala, o valorfoi de 0,84. Mostraram-se associados à satisfação dos profissionais com o sistema de telessaúde em cardiologia: a idade, o oferecimento de curso de formação pelo município, o número de equipamentos para manutenção da vida disponíveis no serviço de saúde e a distância deste de centros especializados. Conclusão: As Escalas CARDIOSATIS Equipe e Usuário mostraram bons indicadores de validade e confiabilidade e se mostraram instrumentos robustos para serem utilizados em estudos epidemiológicos.
Abstract: Introduction: Users and professionalss satisfaction with care received/delivered for services mediated by health technologies, despite being an important indicator of outcome, still lacks validated and reliable instruments. Objective: To validate the CARDIOSATIS-Team and User scales and measuring satisfaction of phisychians and health service users with care care delivered/received to cardiovascular disease offered by a telehealth service. Method: This study is part of Minas Telecardio Project, a quasi-experimental study conducted in 82 municipalities of Minas Gerais State sparsely populated (population <10,500 inhabitants). The CARDIOSATIS-Team and User scales were constructed to measure the satisfaction of phisychians and patients with the implementation ofthis system. For the validation study of CARDIOSATIS-Team scale were conducted two crosssectional studies using primary data obtained through the completion of scale by phisychians before and after system implementation. As for the validation study of CARDIOSATIS-User scale, it conducted a follow-up study of patients with chest pain, where patients responded to scale up to two months after the 1st call and again after one year. To study the psychometric properties of the scales were conducted exploratory factor analysis with principal components extraction, correlation analysis (Spearman and Pearson), internal consistency analysis through Cronbach's Alpha and discriminant validity (Wilcoxon test). In addition, were made descriptive and comparative analysis using multiple ordinal logistic regression. Results: CARDIOSATIS-Team scale remained with 11 items divided into two domains. Showed high internal consistency with Cronbach's alpha values above 0.84. CARDIOSATIS-User Scale remained with 10 items divided into three domains. Showed acceptable values of Cronbach's alpha (> 0.56), and for the overall satisfaction scale, the value was 0.84. Were associated to phisychians satisfaction with telehealth system in cardiology: age, offering training course by the municipality, the number of devices for maintenance of life available in the health service and the distance from specialized centers. Conclusion: CARDIOSATIS Team and User scales showed good indicators of validity and reliability and are robust instruments for use in epidemiological studies.
Assunto: Saúde pública
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A8QL7V
Data do documento: 24-Nov-2011
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