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Type: Dissertação de Mestrado
Title: A tv mais feliz do brasil: a proposta de interação do SBT com a audiência
Authors: Rafael Barbosa Fialho Martins
First Advisor: Simone Maria Rocha
First Referee: Paula Guimarães Simões
Second Referee: Maria Ângela Mattos
Third Referee: Mariana Ramalho Procópio Xavier
Abstract: Esta pesquisa discute a proposta de interação que o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) estabelece frente a seu público, o qual, espontaneamente, é conhecido por manifestações de afeto e paixão pelo canal nas redes sociais. Na conjuntura supracitada, um aspecto por vezes é citado, mas pouco aprofundado: o âmbito formal da televisão, o qual consideramos um dos principais aspectos da relação que este meio estabelece com a audiência. Assim, nosso objetivo é evidenciar a contribuição do estilo do SBT na interação com o público. Como objeto empírico, escolhemos as vinhetas institucionais. Nosso problema de pesquisa investiga como as vinhetas do SBT expressam um Estilo que propõe e dá a ver o tipo de interação que o canal estabelece com seu público. Para a análise, utilizamos o aporte metodológico do estilo televisivo buscando compreender como aspectos como som, imagem e texto fazem parte e figuram o contexto cultural em que se inserem. Concluímos que a interação em questão é sustentada pelas mediações da brasilidade, da família, de Silvio Santos e dos sentimentos, as quais marcam uma relação baseada na proximidade. A nível estético, destacam-se os seguintes elementos estilísticos: a cenografia e atuação dos atores ajudam a figurar o Brasil e a família pretendidos pelo SBT, a edição demarca o lugar de superioridade do dono do canal, e a trilha sonora e a montagem contribuem para traduzir esteticamente os sentimentos evocados ao assistir à emissora. Podemos identificar algumas marcas de um Estilo SBT: cores quentes, atuação efusiva dos artistas da emissora, trilha sonora animada, inclusão de imagens de arquivo de filmes e programas, redundância entre imagem e som, didatismo etc. Devido à proximidade com a qual a emissora convoca o telespectador, acreditamos que instaura-se um auditório eletrônico que promove uma interação com o SBT que circula entre a projeção e a identificação tendo como combustível nossas emoções e sentimentos.
Abstract: This research discusses the proposal of interaction that the TV Station called Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) sets front of his audience, which spontaneously is known for manifestations of affection and passion for the channel in social networks. In the above situation, one aspect is sometimes quoted, but little depth: the formal scope of television, which we consider a key aspect of the relationship hereby established with the audience. Thus, it aims to highlight the SBT style contribution to the interaction with the public. As empirical object, chose institutional vignettes. Our research problem investigates how vignettes SBT express a style which proposes and gives see the kind of interaction that establishes the channel with your audience. For the analysis, we use the methodological approach of the television style trying to understand how things like sound, image and text are part and include the cultural context in which they operate. We conclude that the interaction in question is supported by the mediation of Brazilianness, family, Silvio Santos and feelings, which mark a relationship based on proximity. The aesthetic level, we highlight the following stylistic elements: the set design and performance of the actors help figuring Brazil and the family intended by SBT, editing marks the place of superiority of the channel owner, and the soundtrack and mounting contribute to aesthetically translate the feelings evoked by watching the station. We can identify some brands of a SBT Style: warm colors, effusive activity of the issuer artists, lively soundtrack, including film archive of images and programs, redundancy between image and sound, didacticism etc. Due to the proximity with which the broadcaster invites the viewer, we believe introducing up an "electronic audience" that promotes interaction with the SBT that runs between the projection and identification with fuel as our emotions and feelings.
Subject: Televisão
Comunicação
Comunicação de massa
SBT Sistema Brasileiro de Televisão
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A95FET
Issue Date: 18-Feb-2016
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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