Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A95HTS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Saúde mental na atenção primária: a prática educativa como caminho para integralidade do cuidado
Autor(es): Daniely dos Anjos Muniz Soares
Primeiro Orientador: Virginia Mascarenhas Nascimento Teixeira
Primeiro membro da banca : Livia Cozer Montenegro
Resumo: O cuidado em saúde mental tem se configurado como grande desafio para os profissionais atuantes na atenção primária à saúde e pode favorecer a (re)inserção social do sujeito em sofrimento psíquico. Objetivou-se, nesse estudo, discutir as práticas educativas desenvolvidas na atualidade acerca do cuidado em saúde mental na Atenção Primária. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com utilização de estudos publicados no período de 2010 e 2014, localizados na Biblioteca Virtual em Saúde. Para isso, foram utilizados os seguintesdescritores: atenção primária à saúde, saúde mental e educação em saúde. Ao final da busca, foram selecionados e analisados 13 artigos. Os dados obtidos nos estudos analisados apontaram: a falta de articulação (ou articulação precária) entre atenção primária à saúde esaúde mental; assistência baseada no modelo biológico, centrado na doença; percepção limitada ou deturpada dos profissionais de saúde acerca da saúde mental e falta de corresponsabilização da equipe; práticas educativas em saúde mental voltadas aos profissionais da atenção primária. Dentre as práticas educativas encontradas, destacam-se aquelas baseadas na metodologia da roda de conversa, de grupos de discussão e do sociodrama. As práticas educativas desenvolvidas na atualidade na atenção primária têmauxiliado os profissionais a repensarem suas práxis e a perceberem o quão importante é incorporar a saúde mental ao cotidiano de trabalho nas unidades de saúde da família. Mas, há necessidade de realizar profundas mudanças, tanto no que diz respeito à reestruturação daspropostas pedagógicas e metodológicas que norteiam os cursos de formação na área da saúde (e na educação permanente em saúde em si), como nas próprias políticas de saúde para que as práticas sejam efetivamente incorporadas ao trabalho na atenção primária.
Abstract: The mental health care has been set to challenge for professionals working in primary health care and may facilitate the (re) insertion of individuals in psychological distress. This study aimed to discuss educational practices developed at present about mental health care inprimary health care. It is an integrative literature review, using studies published in the 2010 and 2014 period, located in the Virtual Health Library For this, the following descriptors were used:. Primary health care, mental health and health education. At the end of the search, wereselected and analyzed 13 articles. The data obtained in the studies analyzed showed: lack of articulation (or poor articulation) between primary health care and mental health; assistance based on the biological model, centered on the disease; limited or misleading perception of health professionals about mental health and lack of team-responsibility; educational practices in mental health aimed at primary care professionals. Among the educational practices found,there is those based on the methodology of the conversation wheel, discussion groups and social drama. Educational practices developed at present in primary care have helped professionals to rethink their practice and realize how important it is to incorporate mental health to daily work in family health units. But there is need for profound changes, both withregard to the restructuring of educational and methodological proposals that guide training courses in health (and permanent health education itself), as in their own health policies for practices are effectively incorporated into the work in primary care.
Assunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A95HTS
Data do documento: 4-Jul-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

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