Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CLQ9
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Desenvolvimento de uma metodologia para otimização do projeto de transmissões por engrenagens cilindricas de perfil evolvente com aplicação de técnicas de correção de perfil
Autor(es): Paulo Sergio Dias da Silva
Primeiro Orientador: Antonio Eustaquio de M Pertence
Primeiro membro da banca : Danilo Amaral
Segundo membro da banca: Haroldo Béria Campos
Resumo: As engrenagens são elementos mecânicos fundamentais para os processos industriais. Estes componentes, quando bem dimensionados, cumprem suas funções de transmissão de potência e podem ter seu desempenho otimizado. Esta otimização é feita, basicamente, pelo ajuste dos perfis das engrenagens utilizando técnicas de deslocamento ou correção de perfil, propiciando nas mais variadas condições o aumento da capacidade de transmissão e a melhoria das condições de recobrimento e interferência. Por conseguinte o desenvolvimento de metodologias para otimização de projetos de engrenagens utilizando novas ferramentas torna-se essencial. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma metodologia para otimização do projeto de transmissões por engrenagens cilíndricas com aplicação da correção de perfil utilizando a geração virtual customizada de transmissões de engrenagens em condições de engrenamento previamente definidas através do software Catia. É feita uma comparação qualitativa considerando a alteração de parâmetros de engrenamento tais como ângulo de pressão, número mínimo de dentes, tipos de correção de perfil (0, V0 e V), grau de recobrimento, interferência e relação de transmissão. Utiliza-se a simulação numérica pelo método de elementos finitos para validar e auxiliar os cálculos analíticos tradicionais.
Assunto: Engrenagens
Método dos elementos finitos
Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9CLQ9
Data do documento: 21-Dez-2015
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