Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Willi de Barros Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Eliette Aparecida Aleixo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Evandro Jose Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.creator | Diná Maria Mendonça | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T04:51:37Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T04:51:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GEWY | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta Estudo de um Termo da Gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no Ensino de Artes Visuais como técnica mediadora para aprendizagem de ensino de desenho e pintura em escolas de Ensino Fundamental. Através da linguística e dialetologia aplicada à disciplina essa intervenção possibilitou aos alunos conhecimentos de palavras do vocabulário africano: A Gíria da Tabatinga como é conhecida, e utilizada por alguns falantes e do uso por comerciantes que nomearam seus estabelecimentos comerciais com verbete de acordo com o Dicionário do Dialeto. Com objetivo de incluir os educandos nessa linguagem através da mediação como professora pesquisadora em Artes Visuais, dos marcos urbanos espalhados em Bom Despacho, uns conhecidos outros não; que muitas vezes passam despercebidos, por falta de informação. Foram relacionados os verbetes utilizando como métodos as imagens visuais; fotografias e referência bibliográfica interagindo assim a vivência cultural e social; teoria e praticas artísticas da palavra composta Conjolo no sentido de lar. O resultado foi satisfatório de acordo com a metodologia utilizada e produto final das práticas artísticas de desenho e pintura produto final e os conhecimentos adquiridos da dialética, permitindo ao educando um novo olhar. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Desenho | pt_BR |
dc.subject | Linguística e dialetologia aplicada ao ensino de Arte Visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Pintura | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Pintura Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Dialetologia | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Estudo de um termo da gíria da Tabatinga e suas possibilidades pedagógicas no ensino de Artes Visuais | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_dina_maria_mendon_a__2_.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.