Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GG6J
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dc.contributor.advisor1Melissa Etelvina Oliveira Rochapt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Silveira Mafrapt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorMagali Vitral Rezendept_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T18:23:59Z-
dc.date.available2019-08-13T18:23:59Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GG6J-
dc.description.abstractThis paper proposes a reflection on the art of teaching in the 1980s and 1990s and its history until nowadays. Aims to address the importance of the Curriculum Proposal of Municipal Public schools of Juiz de Fora and analyzing the curriculum organization in close cooperation with educational knowledge, arts and culture, and what were the paths taken by the municipal network to build their own curricular proposal the period of 2010 to 2012. Following publication of the document, the goal is that schools have autonomy to reflect and decide their skills, educational content and procedures, together direction, coordinating education, teachers and students. Also notes the continuing and permanent training of teachers in the municipal system through study groups, meetings, seminars, lectures, conferences, offered by the Teacher Training Center and Department of Education. I will make comments of my start in education from the 1980s and the paths taken as a teacher of arts and crafts. Finally, embrace the teaching of art is of great importance for the development and school practice.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma reflexão sobre o ensino de arte na década de 1980 e 1990 e sua trajetória até a contemporaneidade. Pretende abordar sobre a importância da Proposta Curricular da Rede Pública Municipal de Juiz de Fora e analisar a organização curricular em estreita relação com os saberes educacionais, artísticos e culturais, e quais foram os caminhos percorridos pela rede municipal para construir a sua própria proposta curricular, no período de 2010 a 2012. Após a publicação do documento o objetivo é que as escolas tenham autonomia própria para refletir e decidir suas competências, conteúdos e procedimentos pedagógicos, juntos a direção, coordenação pedagógica, professores e alunos. Também aponta a formação continuada e permanente de professores dentro da rede municipal através de grupos de estudos, encontros, seminários, palestras, conferências, oferecidas pelo centro de Formação de Professores e Secretaria de Educação. Tecerei comentários de meu ingresso na educação a partir da década de 1980 e os caminhos percorridos enquanto professora de artes e artesanato. Para finalizar abarcar que o ensino de arte é de grande importância para o desenvolvimento e a prática escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de Currículopt_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectProposta Curricularpt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleRenovação do ensino da arte na contemporaneidade e sua empregabilidade na rede pública municipal de Juiz de Forapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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