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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GH9L
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Abstração: uma abordagem significativa para os alunos do 9º ano da Escola Municipal Solar Rubi, em Belo Horizonte |
Authors: | Márcia da Silva Cortezão Reis |
First Advisor: | Geraldo Freire Loyola |
First Referee: | Antonia Dolores Belico Soares |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de estudar a abstração no ensino de Artes Visuais como forma de expressão significativa, percebendo que a arte não apresenta apenas a realidade visível, podendo ser recriada e representada de maneira imaginada, abstraída. Como estratégias de ensino foram desenvolvidas atividades de Colagem e Pintura com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Solar Rubi, em Belo Horizonte, tendo como referência os trabalhos dos artistas Picasso, Mondrian e Kandinsky. Por meio dos relatos dos alunos percebeu-se a importância de conhecer artistas, obras e correntes artísticas de maneira contextualizada, de experimentar diferentes técnicas no fazer artístico e contextualizar o processo ensino/aprendizagem, ratificando assim a contribuição significativa da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa no ensino de Arte, especificamente em Artes Visuais. |
Subject: | Arte Estudo e ensino Arte abstrata |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9GH9L |
Issue Date: | 13-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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