Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGL9
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O ensino de artes visuais na educação infantil: experienciando com a natureza |
Authors: | Flavia Aparecida Abreu de Paula Melo |
First Advisor: | Fabiana De Lucca Munaier |
First Referee: | Thatiane Mendes |
Abstract: | Pensando na arte como linguagem universal e uma das mais antigas do mundo, além de ser uma disciplina obrigatória em diversos níveis da educação, a proposta desta pesquisa é abordar o ensino de Artes Visuais na educação infantil e propor o projeto: Experienciando com a natureza. O trabalho propõe uma revisão bibliográfica baseada principalmente na autora Edith Derdyk que faz uma pesquisa sobre o desenho da criança, da Anna Marie Holm que diz que é simples transformar as crianças em adultos mais criativos e do autor e pedagogo Jorge Larrosa Bondía que faz um relato sobre as experiências que devemos viver e proporcionar às crianças; a partir dessas pesquisas bibliográficas foi proposta uma pesquisa de campo no Centro Municipal de Educação Infantil Marisa Galuppo, na cidade de Sete Lagoas, onde as crianças de dois a três anos de idade participaram de várias experiências primárias inspiradas na obras do artista Andy Goldsworthy, que utiliza materiais encontrados na natureza para suas obras. Todas atividades foram registradas em fotografias e expostas no ambiente escolar, e consequentemente apresentada aos educadores infantis da rede municipal de ensino. |
Subject: | Educação de crianças Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGL9 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografiaflaviaposbanca.pdf | 1.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.