Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGVK
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Vamos ao museu: um convite para o diálogo entre o museu e a escola, a partir de experiências educativas em Arte |
Authors: | Ticiane Flavia Martins da Cruz |
First Advisor: | Maurilio Andrade Rocha |
First Referee: | Mariana de Lima e Muniz |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | O presente estudo consiste em investigar a metodologia do programa Vamos ao Museu? com foco na sua experiência de ensino em artes visuais, que busca estabelecer um diálogo entre o museu de arte e a escola, a fim de identificar possíveis caminhos para a construção de conhecimento em Arte. Com o intuito de compreender esse processo educativo que envolve as redes formais e não formais de ensino, a pesquisa buscou elucidar os dados obtidos sobre a metodologia do programa a partir de reflexões que versaram sobre a importância do museu para o saber em Arte, o desenvolvimento das teorias pedagógicas ao longo do tempo e as influências destas ideias nas práticas educativas escolares e museológicas, além de abordagens diversas que instituem possíveis maneiras de suscitar a interação entre museu/escola. Ao final do trabalho, foi possível traçar um percurso para o estabelecimento do diálogo entre museu de arte e escola, ampliando o olhar sobre o papel de cada instituição e compreendendo a educação em arte como um processo holístico e contínuo. |
Abstract: | The present study is to investigate the methodology of the program Vamos ao Museu? with a focus on their experience of teaching in visual arts, that aims to establish a dialog between the art museum and the school in order to identify possible paths for the construction of knowledge in art. In order to understand this educational process that involves the formal and non-formal education systems, the survey attempted to elucidate the data obtained on the methodology of the program, from reflections that focused on the importance of the museum for knowledge in art, the development of pedagogical theories over time and the influences of these ideas in the educational practices, in addition to different approaches that establish possible ways to arouse the interaction between museum/school. At the end of the work, it was possible to draw a path for the establishment of dialog between the museum of art and school, expanding the gaze on the role of each institution and comprising education in art as a holistic and continuous process. |
Subject: | Artes |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KGVK |
Issue Date: | 13-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia__poloconfins__ticianefmartinsdacruz.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.