Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KH2H
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mariana de Lima e Munizpt_BR
dc.contributor.referee1Maurilio Andrade Rochapt_BR
dc.contributor.referee2Evandro Jose Lemos da Cunhapt_BR
dc.creatorPaula Cristiane de Souza Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T17:21:49Z-
dc.date.available2019-08-10T17:21:49Z-
dc.date.issued2015-12-12pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KH2H-
dc.description.abstractThe art which the black is represented in colonial Brazil by European artists from the seventeenth to nineteenth centuries will be presented this work in a project pedagogy perspective, where the law 10.639 / 2003 which deals with the teaching of History and Afro-Brazilian Culture at School It can be effectively applied. This work through research in the field of Visual Arts, History and Education, shows how the use of Triangular Approach proposed by Ana Mae Barbosa can enable the construction of knowledge about the history and critically and reflectively Art. It is a working suggestion in students through the Visual Arts Education, will have the opportunity to study racial ethnic relations at school. They may confront their ideas and analyze the imagination of European artists, the imaginary constructed by these works in society and reality, so as to develop concepts and learnings.pt_BR
dc.description.resumoA arte a qual o negro é representado no Brasil colonial por artistas europeus entre os séculos XVII a XIX será apresentada nesse trabalho numa perspectiva de pedagogia de projetos, onde a lei 10.639/2003 que trata do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Escola poderá ser efetivamente aplicada. Esse trabalho através de pesquisas no campo das Artes Visuais, História e Educação, mostra como a utilização da Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa pode possibilitar a construção de conhecimentos em torno da História e da Arte de forma crítica e reflexiva. É uma sugestão de trabalho em que os alunos através do Ensino de Artes Visuais, terão a oportunidade de estudar as relações étnico raciais na escola. Poderão confrontar suas ideias e analisar o imaginário dos artistas europeus, o imaginário construído por essas obras na sociedade e a realidade, para assim elaborar conceitos e aprendizados.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória e cultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAbordagem Triangularpt_BR
dc.subjectEnsino de Artes Visuaispt_BR
dc.subjectPeríodo Colonial no Brasilpt_BR
dc.subjectimagináriopt_BR
dc.subject.otherArte negrapt_BR
dc.subject.otherArte brasileira Séc XVII-XIXpt_BR
dc.subject.otherArte Estudo e ensinopt_BR
dc.titleA representação do negro na arte do Brasil Colônia e suas relações com o estudo da cultura afro-brasileira na escolapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_paula_cristiane_de_souza_silva.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.