Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KH2H
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Mariana de Lima e Muniz | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maurilio Andrade Rocha | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Evandro Jose Lemos da Cunha | pt_BR |
dc.creator | Paula Cristiane de Souza Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T17:21:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T17:21:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-12 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KH2H | - |
dc.description.abstract | The art which the black is represented in colonial Brazil by European artists from the seventeenth to nineteenth centuries will be presented this work in a project pedagogy perspective, where the law 10.639 / 2003 which deals with the teaching of History and Afro-Brazilian Culture at School It can be effectively applied. This work through research in the field of Visual Arts, History and Education, shows how the use of Triangular Approach proposed by Ana Mae Barbosa can enable the construction of knowledge about the history and critically and reflectively Art. It is a working suggestion in students through the Visual Arts Education, will have the opportunity to study racial ethnic relations at school. They may confront their ideas and analyze the imagination of European artists, the imaginary constructed by these works in society and reality, so as to develop concepts and learnings. | pt_BR |
dc.description.resumo | A arte a qual o negro é representado no Brasil colonial por artistas europeus entre os séculos XVII a XIX será apresentada nesse trabalho numa perspectiva de pedagogia de projetos, onde a lei 10.639/2003 que trata do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira na Escola poderá ser efetivamente aplicada. Esse trabalho através de pesquisas no campo das Artes Visuais, História e Educação, mostra como a utilização da Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa pode possibilitar a construção de conhecimentos em torno da História e da Arte de forma crítica e reflexiva. É uma sugestão de trabalho em que os alunos através do Ensino de Artes Visuais, terão a oportunidade de estudar as relações étnico raciais na escola. Poderão confrontar suas ideias e analisar o imaginário dos artistas europeus, o imaginário construído por essas obras na sociedade e a realidade, para assim elaborar conceitos e aprendizados. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História e cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Triangular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Artes Visuais | pt_BR |
dc.subject | Período Colonial no Brasil | pt_BR |
dc.subject | imaginário | pt_BR |
dc.subject.other | Arte negra | pt_BR |
dc.subject.other | Arte brasileira Séc XVII-XIX | pt_BR |
dc.subject.other | Arte Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A representação do negro na arte do Brasil Colônia e suas relações com o estudo da cultura afro-brasileira na escola | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia_paula_cristiane_de_souza_silva.pdf | 1.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.