Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2
Type: Monografias de Especialização
Title: O sensível na arte de Van Gogh: possibilidades de ensino em artes visuais com experimentação estética
Authors: Sayonara Maria Andrade Nogueira Corrêa
First Advisor: Antonia Dolores Belico Soares
First Referee: Geraldo Freire Loyola
Second Referee: Evandro Jose Lemos da Cunha
Abstract: Este estudo reflexivo realizado a partir de um plano de prática pedagógica tem como tema a possibilidade de ensino em artes visuais com experimentação estética, a partir das obras do artista Vincent van Gogh. A proposta de trabalho foi realizada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal, localizada na zona rural de Formiga, Minas Gerais; utilizando as técnicas do desenho e da pintura. A metodologia implementada, ancorou-se nos três eixos da Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, quando os alunos viveram a rica experiência ao tecer um diálogo entre o cenário sociocultural e histórico do artista e a sua realidade rural, significando a contextualização, a apreciação e o fazer artístico. O estudo desenvolveu-se a partir da elaboração e execução de um plano de ação pedagógica e posterior análise e reflexão do processo pertinente à temática proposta. Evidenciou-se que o ensino de artes visuais pode tecer possibilidades e organizar situações que provocam o imaginário, a fruição e o pensamento estético, bem como comprovar sua importância no desenvolvimento dos processos cognitivos, sendo Arte área de conhecimento.
Subject: Artes
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9KHE2
Issue Date: 12-Dec-2015
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.