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Tipo: Monografias de Especialização
Título: A importância do ensino de Arte no contexto escolar em uma escola de ensino fundamental
Autor(es): Gislene Santos de Paula
primer Tutor: Eliette Aparecida Aleixo
primer miembro del tribunal : Willi de Barros Goncalves
Segundo miembro del tribunal: Evandro Jose Lemos da Cunha
Resumen: Este trabalho objetiva realizar uma reflexão sobre a importância do ensino de Arte no currículo do ensino formal, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino do Município de Bom Despacho/MG. Tal pesquisa revela uma tentativa de compreender como a arte está inserida no espaço escolar, bem como as formas de intervenção que envolvem essa disciplina. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: observações de aulas de Arte de uma turma do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Robertinho durante o ano de 2015 e o questionário estruturado para a professora dessa turma observada. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de Arte no contexto escolar da escola na qual se deu a pesquisa. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de Arte, este ainda não possui a devida importância, como as demais disciplinas do currículo escolar. As reflexões aqui realizadas indicam que o ensino de Arte na escola ainda carece de um trabalho mais efetivo e com maior valorização, o que envolve principalmente uma maior qualificação dos professores que trabalham com tal área na escola fundamental. Verifica-se que a obrigatoriedade desse ensino não é o bastante para garantir a qualidade do trabalho com esta disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar que há muito a avançar neste quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não deste ensino na escola.
Abstract: This study aims to carry out a reflection on the importance of art education in the formal school curriculum, taking as crop research conducted in a public state school education in the municipality of Bom Despacho/MG. This research reveals an attempt to understand how art is part of the school environment, as well as forms of intervention involving this discipline. They were used as data collection instruments: Art classes observations of a class of 9th grade of elementary school of the State School Coronel Robertinho during the year 2015 and the structured questionnaire to the teacher of this class observed collection and analysis of data He allowed a reflection on the space usually occupied by the Art of discipline in the school context in which it gave the research. It was also found that despite the obligation conferred by law for teaching art, this does not have due regard, as other disciplines of the school curriculum. These reflections indicate that the art of teaching in the school still lacks a more effective work and greater appreciation, which mainly involves a higher qualification of teachers working with such area in elementary school. It appears that the requirement that education is not enough to ensure the quality of work with this subject in the school curriculum. It was found that there is much to learn in this regard and that change must begin with the first action of the teacher, one of the main responsible for the success or not of this teaching in school.
Asunto: Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LEGW
Fecha del documento: 12-dic-2015
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

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