Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A apreciação visual no ensino de artes visuais: a fotografia na sala de aula |
Authors: | Graziela Gonçalves de Miranda |
First Advisor: | Fabiana De Lucca Munaier |
First Referee: | Thatiane Mendes |
Abstract: | A concepção de uma prática de apreciação de obras de artes visuais pode ser vista pelo professor como uma ação simples. Porém ela abrange muitos significados, entre eles, estéticos, artísticos, culturais, sociais e históricos. Sobretudo, essa atividade traduz uma experiência poética e criativa que possibilita o aluno a construir e reconstruir novas leituras sobre a sua cultura. Nesta perspectiva, o presente trabalho analisa metodologias de ensino que propõem a aprendizagem em arte baseada na contextualização, nas experiências sensitivas e no cotidiano de cada aluno. Além disto, demonstra alguns recursos possíveis de serem usados pelo arte-educador para projeção e criação de imagens, propondo a técnica da fotografia como um método facilitador de aprendizagem e propulsor de novas leituras e interpretações de imagens visuais pelo aluno. |
Subject: | Fotografia Arte Estudo e ensino Percepção visual |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LGXX |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a_aprecia__o_visual_no_ensino_de_artes_visuais.pdf | 858.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.