Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHZ7
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Currículo e avaliação em Artes Visuais: reflexões sobre a prática de duas arte-educadoras em São João Del-Rei |
Authors: | Katiuscia Paiva Silva |
First Advisor: | Kleumanery de Melo Barboza |
First Referee: | Conceicao Linda de Franca |
Second Referee: | Evandro Jose Lemos da Cunha |
Abstract: | A presente pesquisa busca uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais, mais especificamente sobre currículo e avaliação. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de três aulas no 9º ano do Ensino Fundamental em duas instituições escolares em São João del-Rei-MG - sendo uma pública e outra particular - e, um questionário com as arte-educadoras. Além da pesquisa bibliográfica selecionando autores dos quais se considera relevantes à discussão a qual se propôs como, Freire (2002), Barbosa (2002), Pimentel (2008), Penna (2001), dentre outros; buscou-se também amparo em documentos importantes no que tange o ensino de Arte, como, Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCN) e Currículo Básico Comum (CBC). Observou-se que apesar das diferenças determinadas pelos contextos cultural e econômico os quais estão inseridas as escolas bem como as dificuldades relatadas pelas professoras, ambas as instituições e profissionais possuem potencialidades e contribuíram de forma válida à pesquisa. |
Subject: | Ensino Currículos Avaliação educacional Arte Estudo e ensino |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LHZ7 |
Issue Date: | 12-Dec-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monografia___ufmg___katiuscia_paiva.pdf | 790.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.