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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MFGS
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Artes visuais e educação infantil: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Janaina Miranda de Campos |
Primeiro Orientador: | Fabiana De Lucca Munaier |
Resumo: | Considerando-se as Artes Visuais como elemento da cultura e de extrema importância para o ser humano, a proposta desta pesquisa aponta a seguinte questão-problema: Existem possibilidades de romper com a simplificação do Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que o ensino de arte é considerado secundário e pouco importante na formação do ser humano diante de outras áreas do conhecimento escolar, relegando muitas vezes a disciplina a práticas vazias e improdutivas. O estudo tem por objetivo analisar o Ensino de Artes Visuais em uma instituição da rede pública; mostrar as implicações a partir da adoção de novas técnicas na disciplina; relatar os desafios encontrados e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a mudança de postura através do emprego de novos métodos de ensino/aprendizagem resulta no interesse e melhor compreensão da arte pelos alunos. |
Assunto: | Educação de crianças Arte Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MFGS |
Data do documento: | 12-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
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