Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MFGS
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Artes visuais e educação infantil: desafios e possibilidades
Autor(es): Janaina Miranda de Campos
Primeiro Orientador: Fabiana De Lucca Munaier
Resumo: Considerando-se as Artes Visuais como elemento da cultura e de extrema importância para o ser humano, a proposta desta pesquisa aponta a seguinte questão-problema: Existem possibilidades de romper com a simplificação do Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil? Este trabalho se justifica a partir do pressuposto de que o ensino de arte é considerado secundário e pouco importante na formação do ser humano diante de outras áreas do conhecimento escolar, relegando muitas vezes a disciplina a práticas vazias e improdutivas. O estudo tem por objetivo analisar o Ensino de Artes Visuais em uma instituição da rede pública; mostrar as implicações a partir da adoção de novas técnicas na disciplina; relatar os desafios encontrados e confrontar a prática apontada pela pesquisa de campo com a teoria estudada na pesquisa bibliográfica. A metodologia de pesquisa consiste em uma pesquisa qualitativa exploratória através de um trabalho de campo, que utiliza observações informais e registros fotográficos. Em síntese, conclui-se que a mudança de postura através do emprego de novos métodos de ensino/aprendizagem resulta no interesse e melhor compreensão da arte pelos alunos.
Assunto: Educação de crianças
Arte Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9MFGS
Data do documento: 12-Dez-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografiajanap_sdefesa.pdf7.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.