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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9SHPR
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Vera Regina Veiga Franca | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lea Freitas Perez | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Antonio Albino Canelas Rubim | pt_BR |
dc.creator | Carlos Alberto Avila Araujo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-12T07:10:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-12T07:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2000-02-24 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9SHPR | - |
dc.description.resumo | O ano de 1997 marcou a consolidação dos estilos musicais "pagode" e "axé music" em todo o país, com superlotação de shows, presença constante da mídia (rádio, TV e revistas) e recordes de vendagem de CDs. Tomou-se esse sucesso enquanto um fenômeno comunicativo, privilegindo-se a natureza relacional do fenômeno e a perspectiva de globalidade, que distingue e co-relaciona os vários elementos do processo: os interlocutores (a indústria fonográfica, os conjuntos musicais, a mídia, e também o público, espalhado por todas as classes sócio-econômicas de todo o país), as formas simbólicas (as músicas, as apresentações) e o contexto (o Brasil dos anos 90). A análise caminha em dois sentidos. Um primeiro, que busca articular esse sucesso à dinâmica da produção cultural contemporânea. A ação da indústria cultural é decisiva para a configuração do sucesso, a partir de estratégias como a "pop-ização" que permite o deslocamento de contextos específicos. Mas a indústria não age sozinha, e em momentos históricos representativos a exigência do público consumidor acabou por impor à indústria uma revisão de suas estratégias, como se deu com a evolução da venda de discos nacionais e estrangeiros no Brasil. O segundo eixo de análise procura explicar esse sucesso a patir da adesão que essas músicas provocam, funcionando como agregadores imaginais- em torno da "dança", um "estado de espírito" e da lembrança. Axé music e pagode são tanto a atualização de uma dimensão lúdica quanto momento privilegiado de realização do "estar junto". estes dois elementos mostram sua profunda ligação com o quadro contemporâneo de valores culturais, atingindo a experiência cotidiana do jovem dos anos 90. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pagode | pt_BR |
dc.subject | Axé | pt_BR |
dc.subject | Anos 90 | pt_BR |
dc.subject.other | Axé-music | pt_BR |
dc.subject.other | Pagode (Música) | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação | pt_BR |
dc.title | Balançando o Brasil: a emergência da axé music e do pagode nos anos 90 | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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