Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9SHPR
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Balançando o Brasil: a emergência da axé music e do pagode nos anos 90
Autor(es): Carlos Alberto Avila Araujo
primer Tutor: Vera Regina Veiga Franca
primer miembro del tribunal : Lea Freitas Perez
Segundo miembro del tribunal: Antonio Albino Canelas Rubim
Resumen: O ano de 1997 marcou a consolidação dos estilos musicais "pagode" e "axé music" em todo o país, com superlotação de shows, presença constante da mídia (rádio, TV e revistas) e recordes de vendagem de CDs. Tomou-se esse sucesso enquanto um fenômeno comunicativo, privilegindo-se a natureza relacional do fenômeno e a perspectiva de globalidade, que distingue e co-relaciona os vários elementos do processo: os interlocutores (a indústria fonográfica, os conjuntos musicais, a mídia, e também o público, espalhado por todas as classes sócio-econômicas de todo o país), as formas simbólicas (as músicas, as apresentações) e o contexto (o Brasil dos anos 90). A análise caminha em dois sentidos. Um primeiro, que busca articular esse sucesso à dinâmica da produção cultural contemporânea. A ação da indústria cultural é decisiva para a configuração do sucesso, a partir de estratégias como a "pop-ização" que permite o deslocamento de contextos específicos. Mas a indústria não age sozinha, e em momentos históricos representativos a exigência do público consumidor acabou por impor à indústria uma revisão de suas estratégias, como se deu com a evolução da venda de discos nacionais e estrangeiros no Brasil. O segundo eixo de análise procura explicar esse sucesso a patir da adesão que essas músicas provocam, funcionando como agregadores imaginais- em torno da "dança", um "estado de espírito" e da lembrança. Axé music e pagode são tanto a atualização de uma dimensão lúdica quanto momento privilegiado de realização do "estar junto". estes dois elementos mostram sua profunda ligação com o quadro contemporâneo de valores culturais, atingindo a experiência cotidiana do jovem dos anos 90.
Asunto: Axé-music
Pagode (Música)
Comunicação de massa
Comunicação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9SHPR
Fecha del documento: 24-feb-2000
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ppgcomunicacaosocial_carlosalbertoavilaaraujo_dissertacaomestrado.pdf13.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.