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dc.contributor.advisor1Kely Cesar Martins de Paivapt_BR
dc.contributor.referee1Jair Nascimento Santospt_BR
dc.contributor.referee2Victor Cláudio Paradela Ferreirapt_BR
dc.creatorMichelle de Souza Rochapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:07:43Z-
dc.date.available2019-08-14T08:07:43Z-
dc.date.issued2016-02-17pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WFBR-
dc.description.abstractIn the new labor market's configurations, the concept of commitment has become a important predictive to understand the individual's behavior with the organization. Meyer and Allen (1991) define commitment as a three-dimensional construct, they are: affective, normative and calculative or instrumental dimensions. People with strong affective commitment remain in the organization because they want to, those with the instrumental dimension remain because they need and normative dimension stay because they feel the work as a moralobligation. Considering the commitment's dimensions described by Meyer and Allen (1991), the problem discussed in this study was how it is configured the young workers' organizational commitment. The research had explanatory and descriptive intentions and it was used mixed or "triangulation" approach. Each phase of this research was guided by astrategy of collecting and analyzing quantitative and qualitative data. The method choice is because the advantage to obtain a full view of the phenomenon. In the quantitative stage, validated questionnaires were applied about the Organizational Commitment Three- Dimensional Model of Meyer and Allen (1991), whose data were analyzed using univariateand bivariate statistics. In the qualitative phase, we proceeded content analysis process in data that it came from the interviews. Finally, the information was crossed for better understanding of young worker's organizational commitment. This young people, aged 18 and 24, areallocated into different companies' segments and attend courses run by an association aimed at their integration into the labor market. The results shows the prevalence of affective commitment, demonstrating the young workers' emotional attachment nature with the organization. The appreciation of work experience, a taste for business, the activity and thepeople were identified as major factors that support the three dimensions of commitment in young people.pt_BR
dc.description.resumoTendo em vista as novas configurações do mercado de trabalho, o conceito de comprometimento tornou-se um importante preditivo para compreender o comportamento do indivíduo em relação à organização. Meyer e Allen (1991) definem o comprometimento como um construto tridimensional, compreendendo as dimensões afetiva, normativa e calculativa, ou instrumental. Pessoas com forte comprometimento afetivo permanecem na organização porque querem, aquelas que enfatizam a dimensão instrumental permanecem porque precisame, na dimensão normativa, permanecem porque sentem como uma obrigação moral. Considerando as dimensões do comprometimento descritas por Meyer e Allen (1991), o problema abordado neste estudo trata-se de como está configurado o comprometimento organizacional de jovens trabalhadores. A pesquisa é do tipo explicativa e descritiva e foi utilizada abordagem mista ou de "triangulação", em que cada fase foi pautada por uma estratégia de coleta e análise de dados, sendo a primeira quantitativa e a segunda qualitativa, propiciando amplitude e profundidade à análise do fenômeno. Na etapa quantitativa,aplicaram-se questionários constituídos por escalas validadas no Brasil, pautadas no Modelo Tridimensional de Comprometimento Organizacional, de Meyer e Allen (1991), cujos dados foram analisados com o auxílio de estatística uni e bivariada. Na etapa qualitativa, procedeuse à análise de conteúdo dos dados das entrevistas realizadas. Ao final, as informações foram cruzadas, para melhor compreensão do comprometimento organizacional dos jovenstrabalhadores abordados. Tais sujeitos, com idade entre 18 e 24 anos, estão alocados em empresas de diversos segmentos e freqüentam cursos ministrados por uma associação que visa sua inserção no mercado de trabalho. Constatou-se a prevalência do comprometimento do tipo afetivo, demonstrando a natureza afetiva da vinculação dos jovens trabalhadores com a organização. A valorização da experiência de trabalho, gosto pela empresa, pela atividade e pelas pessoas foram apontados como os principais fatores que embasam as três dimensões do comprometimento em relação à este público.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectTriangulaçãopt_BR
dc.subjectJovens trabalhadorespt_BR
dc.subject.otherAdministração de empresaspt_BR
dc.titleVestindo a camisa?: Dimensões do comprometimento organizacional em jovens trabalhadorespt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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