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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Relação entre servitização e desempenho organizacional: estudo realizado com gestores do setor de máquinas e equipamentos
Authors: Wesley Canedo de Souza Junior
First Advisor: Noel Torres Junior
First Referee: Marlusa Gosling
Second Referee: Dario Ikuo Miyake
Third Referee: Lin Chih Cheng
Abstract: O papel da indústria manufatureira na cadeia de valor tem se tornado menos expressivo. À medida que a demanda por produtos vai se estagnando, verifica-se a diminuição da lucratividade e os produtos se tornam comoditizados com grande facilidade. A fim de respondera este desafio, um número cada vez maior de empresas tem adicionado valor a seus negócios, mediante a incorporação de serviços, buscando alcançar diversos potenciais ganhos, por exemplo, maior lucratividade, maior receita, sobrevivência e diferenciação. Neste caso, váriosserviços podem ser agregados ao produto central, sendo que, em última instância, a indústria vende o uso do equipamento e os seus resultados, mas não vende o bem em si. À transição realizada pela indústria de uma fabricante de bens a uma fornecedora de soluções produtoserviçoé dado o nome de servitização. A literatura que aborda esta temática encontra-se dividida quanto à efetividade do impacto que a servitização promove no desempenho organizacional, embora seja ainda um campo com poucas evidências oriundas de estudos quantitativos. O objetivo deste trabalho consistiu em avaliar quantitativamente o impacto que aservitização apresenta no desempenho organizacional de indústrias. O setor de Máquinas e Equipamentos foi escolhido para o desenvolvimento da pesquisa porque representa uma indústria madura, com relativo baixo crescimento de mercado e baixo número de inovações tecnológicas, o que o tem levado a tentar melhorar sua rentabilidade por meio de serviços. Com base em um questionário de pesquisa, foram avaliadas as percepções de 92 gestores de empresasservitizadas distribuídas em sete estados brasileiros. Os dados foram validados e analisados com o emprego de estatística univariada e multivariada. O Partial Least Squares Path Model (PLS-SEM) foi a técnica central empregada. Os resultados indicaram que a servitizaçãoapresenta relação positiva e relevante com o desempenho organizacional de indústrias do setor de Máquinas e Equipamentos. Especificamente, verificou-se que os serviços de manutençãosão os mais impactantes no desempenho organizacional, seguido de serviços funcionais e serviços básicos. Serviços de pesquisa e desenvolvimento não apresentaram relação estatisticamente significativa. Do ponto de vista gerencial, o estudo demonstrou a efetividade que a oferta de determinados serviços apresenta sobre o desempenho organizacional e, ao propor um modelo teórico multidimensional para a temática, contribuiu academicamente porapresentar novas perspectivas para avaliação da servitização.
Abstract: The role of manufacturing in the value chain has become less attractive. As the demand for products has stagnated, the profitability has decreased and the products has become easily commoditized. To face these challenges, a growing number of companies have added value totheir business, by incorporating services, looking forward to reach several potentially gains, such as higher profitability, higher revenues, survival and differentiation. In this case, multiple services can be added to the core product, wherein, in a final stage, the industry sells the usageof the equipment and its results, but does not sell the product itself. To the transition performed by the industry from a manufacturer of goods to a supplier of product-service solutions is given the name servitization. The literature addressing this issue is divided about the real impact onorganizational performance that servitization promotes, although it is still a field with little evidence derived from quantitative studies. This research aimed to assess quantitatively the impact of servitization on industries organizational performances. The sector of machinery and equipment was chosen for the development of this research as it represents a mature industry with relatively low market growth and technological innovations, which has led it to try to enhance its profitability through services. Through a questionnaire survey, we evaluated theperceptions of 92 managers of servitized companies distributed in seven Brazilians states. We validated and analysed the data with univariate and multivariate statistics and Partial Least Squares Path Model technique (PLS-SEM) was central. The results indicated that servitization has a positive and significant relationship with organizational performance in machinery and equipment industries. Specifically, it was found that maintenance services has the bigger impact on organizational performance, followed by functional services and basic services. Research and Development Services showed no statistically significant relationship. From a managerial point of view, the study demonstrates the effectiveness that the provision of certain services has on organizational performance and, by proposing a multi-dimensional theoretical model for the theme, contributed academically for enabling new perspectives to evaluate servitization.
Subject: Comportamento organizacional
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9WGWF
Issue Date: 29-Apr-2015
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